ONU adota pacto sobre cooperação global entre países

CNN Brasil


A Assembleia Geral da ONU adotou um “Pacto para o Futuro” neste domingo (22), que o secretário-geral Antonio Guterres descreveu como um acordo histórico e uma “mudança radical em direção a um multilateralismo mais eficaz, inclusivo e em rede”

O pacto, que também inclui um anexo sobre o trabalho em direção a um futuro digital responsável e sustentável, foi adotado sem votação no início da Cúpula do Futuro. O acordo foi firmado após cerca de nove meses de negociações.

“Estamos aqui para trazer o multilateralismo de volta da beira do abismo”, disse Guterres na cúpula.

O secretário-geral insistiu por muito tempo na realização da cúpula e no pacto, que abrange temas como paz e segurança, governança global, desenvolvimento sustentável, mudança climática, cooperação digital, direitos humanos, gênero, juventude e gerações futuras.

Ele estabelece cerca de 56 ações amplas que os países se comprometeram a realizar.

Principais citações sobre o futuro

No documento, os países reconhecem que “o sistema multilateral e suas instituições, com as Nações Unidas e sua Carta no centro, devem ser fortalecidos para acompanhar o ritmo de um mundo em transformação”.

“Elas devem ser adequadas para o presente e o futuro – eficazes e capazes, preparadas para o futuro, justas, democráticas, equitativas e representativas do mundo atual, inclusivas, interconectadas e financeiramente estáveis”, destacam.

“Hoje, prometemos um novo começo no multilateralismo. As ações deste Pacto visam garantir que as Nações Unidas e outras instituições multilaterais importantes possam proporcionar um futuro melhor para as pessoas e o planeta, permitindo-nos cumprir nossos compromissos existentes e, ao mesmo tempo, enfrentar desafios e oportunidades novos e emergentes”, finalizam.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Polícia do RJ identifica 34 suspeitos de iniciar incêndios criminosos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou 34 pessoas como autores dos incêndios criminosos…

Líbano ordena fechamento de escolas em áreas afetadas por ataques de Israel

O Ministério da Educação do Líbano ordenou o fechamento de escolas em áreas afetadas pelos…

Acidente com três veículos deixa oito feridos em BH

Um acidente envolvendo três veículos que estavam em alta velocidade na Avenida Dom Pedro II,…