Equador corta energia em metade de suas províncias em meio a seca histórica


O governo do Equador anunciou a suspensão do serviço de eletricidade por nove horas no domingo (22) em 12 das 24 províncias do país andino, e colocou 19 áreas em alerta vermelho devido a uma seca que reduziu os níveis de água das usinas hidrelétricas.

O apagão nas províncias ocorrerá das 8h00, horário local, até as 17h00, informou a presidência equatoriana em um comunicado divulgado no sábado (21) à noite na rede social X.

O apagão se soma aos planos do governo anunciados na terça-feira (17) para cortes de energia noturnos de oito horas em todo o país, de segunda a quinta-feira.

O Equador está sofrendo com a pior seca do país em 61 anos e uma crise energética agravada pelo que o governo diz ser falta de manutenção das barragens existentes e de contratos para garantir nova geração de energia.

As autoridades equatorianas disseram que a suspensão extra de eletricidade no domingo foi baseada na “proteção dos recursos hídricos”.

A medida foi tomada após uma sessão do Comitê de Operações de Emergência na noite de sábado.

“Estamos em 19 províncias com escassez de água, incêndios e segurança alimentar”, disse a ministra do Meio Ambiente, Ines Manzano, a repórteres em Cuenca no sábado. “As entidades correspondentes devem aceitar e cumprir a resolução que declara um alerta vermelho.”

Depois que o governo anunciou os cortes de energia planejados na terça-feira, os militares entraram na usina hidrelétrica de Mazar, de cerca de 170 megawatts e considerada fundamental por sua grande capacidade de armazenamento, para dar suporte à sua operação e protegê-la.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Estudo revela que 79% das mortes por armas de fogo atingem homens negros

Um estudo publicado pelo Instituto Sou da Paz, mostra os impactos da violência armada na…

Candidatos votam em eleições no Uruguai

Os candidatos Yamandú Orsi, de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, registraram seus votos no…

Trem tem curto-circuito e pega fogo em estação de São Paulo

Um trem da linha 9-Esmeralda pegou fogo no final da manhã deste domingo (24), na…