No domingo, bombeiros combateram 50 incêndios florestais em MT


Neste domingo (22), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combateu 50 incêndio florestais no Estado. A equipe conta com mais de mil militares, brigadistas e agentes de órgãos federais que atuam em regime de revezamento.

Bombeiros no combate ao incêndio no Pantanal (Fotos: Álvaro Rezende)

As equipes atuam no Parque Estadual do Guirá e na região da Baia Grande, em Cáceres, no combate ao fogo. Na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Sesc Pantanal, o fogo está controlado.

Segundo informações dos bombeiros, eles atuam no combate de incêndios em outras cidades, como: Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Alto Araguaia, União do Sul, Sorriso, Ribeirão Cascalheira, Cáceres, Aripuanã, Novo Mundo, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Diamantino, Lambari D’Oeste, Paranatinga, Itiquira, Tesouro, Novo Santo Antônio, Nova Xavantina, Confresa, Jauru, Juara, Juína, Aripuanã Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Diamantino, Porto dos Gaúchos, Colniza.

Além disso, desde o início do período proibitivo de uso do fogo, com a estiagem severa e, também, a baixa umidade do ar, que contribui para a propagação do fogo, os militares já extinguiu 168 incêndios florestais em 47 cidades. O corporação orientam que a denúncia seja pelos telefones 193 e 190.

  1. Veja agenda dos candidatos à Prefeitura de Cuiabá nesta segunda

  2. Atenção! Retirada de kits da Corrida do Reizinho 2024 inicia nesta semana

  3. Em 4 dias, Cuiabá registra maior temperatura do ano pela 2ª vez

Segundo dados do ICV (Instituto Centro de Vida), desde o início do ano até 15 de setembro de 2024, em Mato Grosso, a caracterização da área atingida pelo fogo, por biomas: Amazônia (2.391.752 hectares) foi 41%, no Cerrado (2.952.945 hectares) 51% e no Pantanal (450.041 hectares) 8%.

Além disso, segundo o estudo o total de área queimada em 2024, até a data, está no mesmo patamar de 2020. Porém, naquele ano, o bioma Pantanal teve 30% de área queimada no Estado.

Os biomas Amazônia e Cerrado estão queimando mais nesse ano, com aumento de 20% em relação a 2020. Em relação a 2023, neste mesmo período da pesquisa, teve um aumento de 260% no total de áreas atingidas.

icv.pdf Perfil 1 — Microsoft​ Edge 23 09 2024 10 56 33
Ocorrências de fogo por bioma do início do ano até 15 de setembro de 2024. (Fonte: ICV)





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Emissão de gases por incêndios é recorde no Mato Grosso do Sul e no Amazonas

As emissões de gases do efeito estufa pelos incêndios no Amazonas e no Mato Grosso…

Indígena de 16 anos morre próximo a área de conflito em MS

Um adolescente indígena de 16 anos morreu na manhã desta segunda-feira (23) após sofrer uma…

Análise: Trump radicaliza discurso, mas corrida pela Casa Branca segue aberta

Os democratas apostaram o destino da Casa Branca na premissa de que, assim que os…