Netanyahu considera forçar civis palestinos a deixarem Gaza para pressionar Hamas


O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, está considerando um plano para expulsar todos os civis palestinos do norte de Gaza, incluindo a Cidade de Gaza, a fim de sitiar o Hamas e forçar a libertação de reféns.

Não está claro quantos palestinos permanecem ao norte do chamado Corredor Netzarim, que divide Gaza em duas, mas as estimativas chegam a centenas de milhares.

O plano não menciona se, quando ou como os civis seriam autorizados a retornar ao norte de Gaza.

Após quase um ano de guerra, sem nenhuma parte de Gaza imune a ataques aéreos israelenses, os palestinos têm se mostrado cada vez menos dispostos a atender às demandas israelenses de realocação.

A ideia vem de um grupo de generais militares israelenses aposentados, que a apresentaram formalmente ao gabinete israelense e a um poderoso comitê parlamentar.

O objetivo, eles dizem, é usar táticas de cerco para matar de fome os combatentes do Hamas e forçá-los a libertar 101 reféns ainda mantidos no território.

“Aqueles que saírem receberão comida e água”, diz Giora Eiland, um general militar israelense aposentado que está liderando a proposta, em um  vídeo habilmente produzido  e publicado online no início deste mês.

“Mas em uma semana todo o território do norte da Faixa de Gaza se tornará território militar, e neste território militar, até onde sabemos, nenhum suprimento entrará nele.”

A emissora nacional israelense Kan, afiliada da CNN Internacional, relatou no domingo (22) que Netanyahu, em uma reunião a portas fechadas com o Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset, disse que o plano “faz muito sentido”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Estudo revela que 79% das mortes por armas de fogo atingem homens negros

Um estudo publicado pelo Instituto Sou da Paz, mostra os impactos da violência armada na…

Candidatos votam em eleições no Uruguai

Os candidatos Yamandú Orsi, de centro-esquerda, e Álvaro Delgado, de centro-direita, registraram seus votos no…

Trem tem curto-circuito e pega fogo em estação de São Paulo

Um trem da linha 9-Esmeralda pegou fogo no final da manhã deste domingo (24), na…