Pensando na saúde mental dos jovens com deficiência, a Semana da Juventude lança uma cartilha com acessibilidade e realiza oficinas sobre o tema para adolescentes e jovens de Mato Grosso do Sul. As ações começam nesta terça-feira (24) em diversas escolas do estado.
De acordo com o psicólogo Leonardo Rodrigues, todas as pessoas com deficiência exigem cuidados específicos quando o assunto é saúde mental.
Ele destaca que o principal desafio é entender o que provoca sofrimento e ajudar esses grupo de pessoas a desenvolver habilidades cognitivas e sociais.
-
Estudantes de MS conquistam prêmios em feira nacional de ciência
-
Jovem de Rio Brilhante leva MS para Festival da Juventude na Rússia
“Existem várias deficiências, e acredito que conhecê-las e se adaptar às diferenças necessárias seja parte de um processo inclusivo”, completa.
No entanto, Rodrigues explica que cada pessoa com deficiência vivencia um sofrimento mental de maneira única.
“Às vezes, nem sempre uma limitação física causa o sofrimento que projetamos”, afirma ele.
O psicólogo também ressalta a importância da conscientização sobre a necessidade de políticas públicas, tanto de assistência quanto de acessibilidade, para garantir os direitos, especialmente os direitos humanos, dos jovens com deficiência.
Semana da Juventude
Com o objetivo de discutir o tema, a Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, lança a cartilha “Juventude e Saúde Mental”, disponível em braile, vídeo com acessibilidade em Libras, legenda e audiodescrição.
A cartilha aborda a saúde mental dos jovens, com foco em jovens com deficiência.
A iniciativa faz parte da Semana Estadual da Juventude, que neste ano tem como tema central “Saúde Mental da Juventude Sul-Mato-Grossense”.
As ações visam desenvolver e implementar estratégias abrangentes de promoção, prevenção e atendimento em saúde mental para jovens entre 15 e 29 anos.
Pela manhã, o auditório do Ismac (Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas) será o palco para a discussão, com uma mesa onde pessoas com deficiência compartilharão suas experiências.
A mesa será mediada pelos subsecretários de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, e para Pessoa com Deficiência, Telma Nantes de Matos.
À tarde, os alunos da Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, na Vila Margarida, participarão de oficinas sobre profissões, juventude e meio ambiente, primeiros socorros psicológicos, relacionamentos abusivos e emoções.
As oficinas terão os seguintes temas: Relacionamentos abusivos, Minha Divertida Mente, Feira das Profissões, Juventude e o Meio Ambiente, Primeiros Socorros Psicológicos e “O que você vai ser quando envelhecer?”.
Programação – Terça-feira (24/09)
Local: Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas – Rua 25 de Dezembro, 292
9h30 – Abertura
9h50 – Composição da mesa de autoridades e falas
10h10 – Lançamento da cartilha
10h20 – Mesa: Protagonistas PCD, especificidades e saúde mental
11h – Abertura para perguntas
Local: Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa – Av. Ciro Araújo França, 412 – Vila Margarida
13h – Abertura
13h20 – Lançamento da cartilha
13h45 – Início das oficinas