SP já retirou 58 milhões de quilos de lixo do Rio Pinheiros

CNN Brasil


Cerca de 58 milhões de quilos de lixo flutuante já foram retirados do Rio Pinheiros, na capital paulista, desde o início do ano passado. A ação faz parte do programa “Integra Tietê”, que promove ações de recuperação do rio paulista e de seus afluentes, como o Pinheiros.

Segundo o governo se São Paulo, foram investidos quase R$ 100 milhões na coleta desse lixo. O trabalho é feito pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).

A poluição que chega ao curso d’água acontece pelo lançamento direto no rio, ou pelas chuvas, que acabam arrastando a sujeira de toda a bacia do Pinheiros, em bairros como Jaguaré, Itaim Bibi, Morumbi, Guarapiranga, Vila Olímpia, Panamby, Capão Redondo.

A Semil e a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) lançaram, nesta segunda-feira (23), o ‘Lixômetro do Rio Pinheiros’, um painel que exibe o alto volume de materiais retirados do canal e o gasto de dinheiro público para realizar a limpeza do lixo superficial.

Em nota, o governo de São Paulo explicou que os dados serão atualizados semanalmente e o equipamento ficará na Casa Conectada, localizada no Parque Bruno Covas.

A retirada dos materiais é realizada por meio de um barco que navega ao longo dos 25 quilômetros do Pinheiros. Após a coleta, os detritos são levados para um local chamado “área de rebaixo”, onde são depositados para secar e, depois, colocados em caçambas e encaminhados para aterro sanitário.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Situação em Gaza é “uma das maiores crises humanitárias da história recente“, diz Lula na ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o primeiro chefe de Estado a…

Idosa é morta a golpes de pé de cabra pelo filho, encontrado morto em MT

Uma idosa de 90 anos, que ainda não teve a identidade divulgada, foi encontrada morta…

Família de “Maníaco da Mooca” diz que suspeito estava afundado nas drogas

Durante a tarde desta segunda-feira (23), familiares de Solirano de Araújo Sousa, procurado por atacar…