Lar de idosas é fechado por funcionar de maneira clandestina em Salvador

CNN Brasil


Um lar de idosas clandestino foi fechado em Salvador, na manhã desta quarta-feira (25). O Ministério Público da Bahia (MPBA), com auxílio de outras autoridades, fechou o local que funcionava de forma ilegal, na capital baiana.

De acordo com o MPBA  o ‘Lar de Idosas Filhas de Dulce’ funcionava em um imóvel público ocupado de forma irregular, sem as mínimas condições de higiene e segurança. O imóvel pertence ao poder público e foi ocupado, funcionando com ligações clandestinas de água e energia elétrica.

Cerca de 16 idosas viviam em um ambiente insalubre, com falta de ventilação, iluminação adequada e até mesmo de um banheiro apropriado. Uma delas precisou ser hospitalizada devido a um quadro de desidratação. Ela ainda se encontra internada.

Segundo o relatório, o local funcionava sem documentação devida, além de total desrespeito ao Estatuto do Idoso. As idosas não recebiam cuidados adequados e não tinham acesso a atividades que promovessem seu bem-estar físico e mental.

Após a inspeção, o MPBA entrou em contato com a responsável pelo Lar para que ela deixasse imediatamente o imóvel, e providenciasse a entrega das pessoas idosas às famílias. No entanto, nenhuma medida foi tomada. O MPBA ressalta que os familiares também poderão responder criminalmente por abandono.

A responsável pela instituição de longa permanência para idosos (ILPI) foi conduzida à polícia para prestar depoimento. Ela deverá responder administrativa e criminalmente pelas ilegalidades.

*Com informações do MPBA



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ao lado de Zelensky, Trump promete bom acordo para “ambos os lados“ da guerra

Donald Trump disse nesta sexta-feira (27) que, se for eleito presidente dos Estados Unidos, está…

Polícia prende mais 3 envolvidos em morte de irmãs em MT; 3 adolescentes são apreendidos

Nesta quinta-feira (26) a Delegacia da Polícia Civil de Porto Esperidião deflagrou uma operação para…

Bombeiros resgatam espécie rara de mamífero em árvore no MT

Um jupará –espécie de mamífero considerado raro de ser encontrado pela natureza– foi resgatado na…