A frente fria que atinge o Rio Grande do Sul desde o último sábado (21) é responsável por fortes chuvas e tempestade, que já afetam 48 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil, foram contabilizados até o momento 111 pessoas desabrigadas e 149 desalojadas, com um total de 16.166 afetados.
A parte central do estado é a mais afetada, isso inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre, a área central e vai até o oeste e noroeste do Rio Grande do Sul.
Devido às chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana, a Defesa Civil já emitiu 57 alertas até o final da manhã desta quinta-feira (26).
As fortes chuvas elevaram o nível do Guaíba. O MetSul, no entanto, diz que está fora de cogitação o transbordamento do lago em áreas de Porto Alegre. As ilhas exigem atenção, mas o risco não é alto.
A previsão é que o sistema diminua na parte sul do estado nos próximos dias e a parte norte passe a concentrar mais chuvas e tempestades com previsão de rajadas de vento e queda de granizo.
A partir da sexta-feira (27), a frente fria se desloca para Santa Catarina, mas com possibilidade de chuvas leves no Rio Grande do Sul.