Depois de 158 dias sem chuva, a cidade de Sorriso, a 420 km de Cuiabá foi atingida por um temporal com fortes rajadas de vento na tarde desta quinta-feira (26). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a última vez que havia chovido na cidade, foi no dia 21 de abril. Moradores gravaram o momento em que a cidade teve chuva de granizo. Veja vídeo:
Conforme a Defesa Civil do Estado, o choque entre a massa úmida com a massa quente formou vento forte e chuvas. Todavia essa não é a chuva esperada, ou seja regular. A expectativa é que esta chegue a partir de outubro.
Ainda, de acordo com o órgão, as chuvas apagaram os resquícios de um incêndio grande que estava sendo combatido pelos Bombeiros.
Chuva em Cuiabá
Em Cuiabá, 17mm de chuva foi registrada na quarta-feira (25), no bairro Jardim Liberdade. Nesta quinta-feira (26), choveu em vários pontos isolados da cidade. Todavia, com essas primeiras chuvas, sempre tem o alerta de ventos fortes e tempestades devido a movimentação das massas de ar. Neste caso, você sabe como agir?
A Defesa Civil de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, divulgou algumas medidas de segurança para os moradores; confira:
- Evite ficar debaixo de árvores – Conforme a Defesa Civil, há chances de quedas de galhos, da própria árvore e de raios, portanto, mesmo dentro do carro, não estacione abaixo de árvores.
- Limpe suas calhas – Não deixe para a última hora para limpar as calhas e lugares de escoamento das águas.
- Recolha os lixos – Reforçando a limpeza das casas, é primordial que se recolha o lixo e o coloque para recolher. Assim, diminui-se a chance de entupimento dos bueiros.
Em caso de destelhamento, quedas de árvores ou qualquer outra situação que coloque pessoas em risco, contate a Defesa Civil.
Confira no mapa as regiões que estão sob alerta de ventanias em Mato Grosso:
De acordo com o Climatempo, algumas regiões devem ficar em alerta devido às fortes rajadas de vento que se acontecem em função da chegada de uma frente fria.
O sistema deve atingir Mato Grosso, trazendo instabilidades significativas para grande parte do país, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sul.