O que deveria ser uma viagem rápida se tornou algo bem demorado. Clientes da companhia aérea Azul que iam pousar em Corumbá, nessa quinta-feira (26), tiveram o voo redirecionado para Bonito, a 348 km do destino original, em razão da baixa visibilidade causada pela fumaça dos incêndios no Pantanal.
Segundo nota divulgada pela Azul, os passageiros desembarcaram em Bonito e foram transportados por “vias terrestres” até Corumbá. Com isso, a viagem que duraria 2h05 levou quase 8 horas.
-
Ibama multa fazendeiros de MS em R$ 100 mi por queimadas no Pantanal
A aeronave saiu de Campinas, na quinta, e levaria 2h05 para chegar em Corumbá. Entretanto, com o desvio da rota, o avião foi redirecionado para Bonito. Em uma busca rápida, uma viagem de ônibus de Corumbá a Bonito dura, em média, 5h50.
Somando os dois trajetos, de avião e de ônibus, os passageiros podem ter levado 7h55 para completar a viagem.
Ainda conforme a nota divulgada pela Azul, as condições climáticas adversas alteraram diretamente a rota para Bonito. “Os clientes que desembarcariam em Corumbá foram transportados por meios terrestres, assim como aqueles que embarcariam na cidade com destino a Campinas”, detalha a nota.
“Os clientes afetados receberam toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, um valor primordial”, finalizou o comunicado da empresa aérea.
Aeroporto opera por instrumentos
De acordo com a Aena Brasil, o aeroporto de Corumbá está operando por instrumentos devido às condições meteorológicas adversas.
A Aena informou ainda que o aeroporto de Corumbá permanece aberto para pousos e decolagens, apesar das dificuldades.
Corumbá está sob alerta laranja para tempestades, com previsão de ventos de até 100 km/h e chuvas que podem chegar a 100 mm. Além disso, a cidade enfrenta uma onda de calor e baixa umidade relativa do ar.