Sábado tem +Agro especial sobre os 100 anos da soja

Lavoura de soja


O primeiro plantio comercial de soja no Brasil está completando 100 anos. A história desse grão tão importante para Mato Grosso do Sul será contada em um programa especial do +Agro neste sábado, 28 de setembro. Veja mais detalhes no Primeira Página.

Lavoura de soja. (Foto: Reproduçãp/Mais Agro)

O repórter do +Agro em Campo Grande, Endrio Francescon, acompanhado dos repórteres cinematográficos Chico Gomes e Fábio Rodrigues, viajaram para Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. O pastor norte-americano Albert Lehenbauer, em 1923, levou as primeiras sementes de soja para o município gaúcho.


marco soja mais agro 100 anos da soja
Pastor Alberto Lenhbauher. (Foto: Chico Gomes)
marco soja mais agro 100 anos da soja
O marco zero do plantio da soja em Santa Rosa (RS). (Foto: Chico Gomes)

“Este ano a soja comemora 100 anos, então o ‘+Agro’ decidiu seguir os ‘caminhos da soja’. Fomos até o município gaúcho, onde os primeiros grãos foram semeados. Poder contar a história da soja, de onde veio, quem a trouxe, como foi cultivada e como conquistou o Brasil, tornando-se a principal commodity, é muito especial para nós. Afinal, estamos falando da mola propulsora do Brasil, do alimento do mundo”.

Endrio Francescon, repórter do Mais Agro MS

endrio
Endrio Francescon entre os repórteres cinematográficos Chico Gomes (à esquerda) e Fábio Rodrigues (à direita). (Foto: Arquivo Pessoal)
  1. Muito além do preço, entenda diferenças entre óleo de soja, girassol, canola e milho

  2. Jornalistas da RMC conquistam Prêmio Aprosoja de Jornalismo 2024

O repórter tem consigo um carinho especial pela região Sul. Natural de Santa Catarina e descendente de italianos, percorreu comunidades que relembraram suas raízes e costumes. “É uma sensação gostosa, como se eu estivesse em casa. Tenho um carinho enorme pelo povo do Sul”, declara.

Soja em MS

Quando a soja chegou a Mato Grosso do Sul, ajudou a construir cidades que acreditaram no potencial da cultura. Com o passar do tempo, o avanço das lavouras fez muito bem para a economia local. Em Aral Moreira, no sul do estado, por exemplo, o apresentador do programa, Edevaldo Nascimento, conheceu a empresa de Rogério Thomazoni, que se dedica a produção dos grãos.

empresario de soja em aral moreira
Rogério Thomazoni sendo entrevistado por Edevaldo Nascimento. (Foto: Mateus Nunes)

“Por onde passamos em nosso dia a dia, vemos o quanto o agronegócio está inserido na realidade sul-mato-grossense. Falar sobre a soja, o ‘ouro’ que cultivamos na terra, é falar sobre desenvolvimento humano, prosperidade e crescimento das 79 cidades. A soja impulsiona comunidades, municípios e até nações. O Brasil depende da produção de grãos e deve muito ao produtor rural”.

Endrio Francescon

O +Agro especial vai ao ar neste sábado, 28 de setembro, logo após o Meu MS. Assista abaixo a chamada do programa:





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Uruguai: urnas são fechadas no segundo turno da eleição; começa apuração

A votação no segundo turno da eleição presidencial do Uruguai foi encerrada às 19h30, no…

Idoso é morto em briga por terras no Amapá; marido de prefeita eleita é preso

Um senhor de 72 anos foi assassinado em uma discussão por uma suposta negociação por…

saiba as próximas fases do vestibular da UEMS

O pior já passou! Neste domingo (24), cerca de 6,3 mil candidatos prestaram o vestibular…