Hezbollah lança “onda de foguetes” contra Israel após ataque a líder do grupo

CNN Brasil


O Hezbollah lançou uma “onda de foguetes” visando vários locais em Israel, anunciou o grupo neste sábado (28), após a alegação de Israel de que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em um ataque aéreo na sexta-feira (27).

O Hezbollah confirmou a morte de Nasrallah.

O grupo apoiado pelo Irã disse que lançou uma onda de foguetes e artilharia contra Rosh Pina, Sa’ar e Avivim, no norte de Israel.

Sirenes de foguetes foram ativadas em Safed e na Alta Galiléia, de acordo com o Comando da Frente Interna de Israel. Anteriormente, as Forças de Defesa de Israel disseram que um foguete foi interceptado sobre a Cisjordânia.

Não foi divulgado o número de feridos após os ataques do Hezbollah.

Entenda o conflito entre Israel e Hezbollah

Israel tem lançado uma série de ataques aéreos em regiões do Líbano nos últimos dias. Na segunda-feira (23), o país teve o dia mais mortal desde a guerra de 2006, com mais de 500 vítimas fatais. Segundo os militares israelenses, os alvos são integrantes e infraestrutura bélica do Hezbollah, uma das forças paramilitares mais poderosas do Oriente Médio e que é apoiada pelo Irã.

A ofensiva atingiu diversos pontos no Líbano, incluindo a capital do país, Beirute. Milhares de pessoas buscaram refúgio em abrigos e deixaram cidades do sul do país.

Além disso, uma incursão terrestre não foi descartada.

O Hezbollah e Israel começaram a trocar ataques após o início da guerra na Faixa de Gaza. O grupo libanês é aliado do Hamas, que invadiu o território israelense em 7 de outubro de 2023, matando centenas de pessoas e capturando reféns.

Devido aos bombardeios, milhares de moradores do norte de Israel, onde fica a fronteira com o Líbano, tiveram que ser deslocados. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu diversas vezes fazer com que esses cidadãos retornem para suas casas.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Sentimento de impotência”, relata mãe de filhos que vivem no Líbano

A brasileira Fernanda Arruda, residente na Libéria, África Ocidental, compartilhou seu drama pessoal em entrevista…

Matador de aluguel que executou jornalistas no RJ é morto a tiros

Um homem, de 42 anos, acusado de ser o assassino de pelo menos dois jornalistas,…

Veja quem é Hashem Safieddine, que deve assumir o Hezbollah

O assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, em ataques aéreos israelenses em um subúrbio…