O comportamento de dois filhotes de onça-parda (puma concolor) surpreendeu moradores e policiais em uma fazenda localizada na zona rural de Tacuru, cidade a 407 quilômetros de Campo Grande.
Os animais aparentavam estar dóceis, não reagindo aos avanços dos cães nem à presença dos trabalhadores da fazenda, o que levantou a suspeita da PMA (Polícia Militar Ambiental) de que eles poderiam estar sendo domesticados em alguma propriedade vizinha.
De acordo com o relato do gerente da propriedade, os filhotes foram encontrados por um funcionário que percebeu um comportamento atípico dos felinos.
-
Onça parda que assustou moradores em cima de muro é devolvida à natureza
-
Ariranhas e onça-pintada disputam território no pantanal: veja vídeo
-
Mãe e 4 filhotes de onça são vistos juntos no Pantanal mato-grossense
Uma equipe do 2º Grupamento da Polícia Militar Ambiental foi até a Fazenda Criolo para averiguar a situação e, com o apoio dos funcionários da propriedade, conseguiu capturar os dois filhotes de forma segura. Aparentemente, eles estavam sem ferimentos.
Contudo, os animais foram encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) de Campo Grande, onde receberão os cuidados necessários e uma avaliação mais detalhada sobre seu estado de saúde e comportamento.
Vale lembrar que a domesticação ilegal de espécies nativas é crime.