Líder supremo do Irã é levado para local seguro, dizem fontes

CNN Brasil


O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, foi levado para um local seguro dentro do Irã, disseram fontes à Reuters, um dia depois de Israel matar o chefe do grupo libanês Hezbollah, apoiado pela república islâmica, em um ataque na cidade de Beirute.

A medida para proteger o principal tomador de decisões do Irã é a mais recente demonstração de nervosismo de autoridades iranianas em um momento no qual Israel lança uma série de devastadores ataques sobre o Hezbollah, aliado iraniano mais bem armado e equipado da região.

Numa declaração oficial transmitida pela televisão iraniana IRIB, Khamenei elogiou Nasrallah por “planejar e lutar durante décadas para defender o povo oprimido da Palestina”, acrescentando que “os ataques da frente de resistência” contra Israel seriam ainda mais poderosos no futuro.

A Reuters informou neste mês que a elite da Guarda Revolucionária do Irã ordenou que todos os seus membros parassem de usar qualquer dispositivo de comunicação, após milhares de pagers e walkie-talkies usados pelo Hezbollah explodirem.

O Líbano e o Hezbollah dizem que Israel está por trás dos ataques. Israel não negou nem confirmou o envolvimento.

As duas autoridades regionais que disseram à Reuters que Khamenei havia sido transferido para uma localidade segura também afirmaram que o Irã está em contato com o Hezbollah e outros grupos regionais para determinar o próximo passo após a morte de Nasrallah.

As fontes não quiseram se identificar.

Além de Nasrallah, o ataque de sexta-feira matou o vice-comandante da Guarda Revolucionária Abbas Nilforoushan, informou a mídia iraniana neste sábado.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Confronto em terra indígena Sararé deixa cinco mortos

Cinco pessoas morreram em um tiroteio durante uma operação de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro…

Fumaça de incêndio florestal interdita pista do Aeroporto de Brasília; voos não foram prejudicados

Uma área florestal próxima ao aeroporto de Brasília pegou fogo na tarde deste sábado (28).…

Análise: Israel dá golpe no cérebro e na espinha dorsal do Hezbollah

O analista de Internacional Lourival Sant’Anna comentou a recente declaração do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu,…