“Primo de Nasrallah deve assumir comando de Hezbollah”, afirma professor


A morte do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, foi confirmada pelo próprio grupo, marcando um momento crucial para a organização. O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador de Harvard, Vitélio Brustolin, indicou que o provável sucessor já está definido: Hashem Safiedine, primo de Nasrallah. Safiedine, foi treinado no Irã e era responsável pelas finanças do grupo.

Conexões familiares e estratégicas

Safiedine não apenas é primo de Nasrallah, mas também tem laços familiares com o falecido general iraniano Qasem Soleimani, morto em um ataque dos Estados Unidos há cerca de quatro anos. Essa conexão ressalta a estreita relação entre o Hezbollah e o Irã.

O professor Brustolin destacou que o Irã financia diversos grupos na região, incluindo o Hezbollah, Hamas e Jihad Islâmica na Palestina, como parte de sua estratégia de política externa no Oriente Médio. ‘Todos esses grupos são instrumentos da política externa do Irã de fomentar o terrorismo para a destruição do Estado de Israel’, afirmou.

Tensões nucleares e geopolíticas

Além disso, o especialista alertou sobre as ambições nucleares do Irã, citando declarações do secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken. O professor mencionou que o Irã está prestes a desenvolver sua primeira arma nuclear, o que alteraria significativamente o equilíbrio de poder na região.

Israel, por sua vez, tem expressado forte oposição ao programa nuclear iraniano. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu chegou a declarar na Assembleia Geral da ONU que o Irã não pode chegar a ter armas atômicas, considerando isso uma “ameaça existencial” a Israel.

A situação permanece tensa, com potenciais implicações para toda a dinâmica geopolítica do Oriente Médio. A sucessão no Hezbollah não é apenas uma mudança de liderança, mas um evento que pode influenciar o futuro das relações e conflitos na região.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Hezbollah confirma morte de mais um comandante em ataque de Israel

O Hezbollah reconheceu neste domingo (29) que Nabil Qaouk, comandante da sua Unidade de Segurança…

PF prende suspeito e identifica 250 hectares de área devastada no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou uma nova operação para combater o desmatamento e as queimadas ilegais…

Governo de MT quer converter 30 escolas em cívico-militares

O Governo do Estado, por meio da Seduc (Secretaria de Estado de Educação), convocou pais…