“Anel de fogo“: eclipse solar poderá ser visto do Brasil

CNN Brasil


Nesta quarta-feira (2), deve ocorrer o Eclipse Anular do Sol — fenômeno astronômico conhecido como ‘Anel de Fogo‘ porque forma um círculo brilhante no céu.

O fenômeno acontece quando a Lua alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Assim, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol. O efeito é parecido com um anel.

O eclipse será visto como anular em uma estreita faixa que passa pelo oceano Pacífico, oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, o que inclui Chile e Argentina, de acordo com o Observatório Nacional (ON).

No Brasil, o fenômeno deve ser visível na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e toda a região Sul. Quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada, segundo a astrônoma do ON, Josina Nascimento.

Como observar o eclipse

O “Anel de Fogo” deve ser visto próximo ao pôr do sol. Por isso, a recomendação é estar em um local com vista desimpedida para o oeste. O horário do evento depende do estado do Brasil.

“Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos. É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14″, alerta a astrônoma.

Veja abaixo os estados brasileiros onde o eclipse será visível (como parcial)

O ON fará uma transmissão ao vivo do eclipse no canal no YouTube.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Líderes da América Latina parabenizam Orsi pela vitória no Uruguai

Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai, no domingo (24) após vitória no segundo turno…

STF manda cidade de SP diminuir preços dos serviços funerários

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (24) que a…

Lula parabeniza Yamandú Orsi por eleição no Uruguai: “Vitória de toda a América Latina e do Caribe“

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou na noite deste domingo…