Análise: Apoio de “New York Times“ a Kamala não surpreende, mas não deixa de ser importante


O jornal “The New York Times” e a revista “The New Yorker” declararam oficialmente seu apoio à candidatura de Kamala Harris à Presidência dos Estados Unidos.

O NYT afirmou que Harris é “a única escolha patriótica para a Casa Branca”, enquanto a “New Yorker” a descreveu como “a escolha possível para os Estados Unidos neste momento”.

Segundo a analista de internacional Fernanda Magnotta, esses endossos, embora não surpreendentes, são importantes para a campanha Harris-Walz.

“Não surpreende exatamente nesse sentido, mas não deixa de ser importante como um passo simbólico que cria momentum para que a campanha Harris-Walz possa explorar, enfim, calibrar a sua estratégia nessa reta final”, explicou Magnotta.

Cenário eleitoral ainda incerto

Apesar do apoio de veículos influentes, o cenário eleitoral nos Estados Unidos permanece incerto.

Magnotta destaca que as pesquisas em estados-pêndulos, decisivos para o resultado final, mostram um quadro ainda embolado: “Hoje daria para falar, se fosse assim dizer de maneira muito didática, que em geral as pessoas tratam da possibilidade como sendo 60% de chance para Trump, 40% para Harris, 55% a 45%, quer dizer, está todo mundo embolado nesse meio de campo, quase que no meio a meio”.

A analista ressalta que o comparecimento dos eleitores será crucial para definir o resultado.

Historicamente, o eleitorado republicano tende a ser mais fiel no dia da votação, o que representa um desafio para os democratas.

No entanto, Magnotta lembra que temas sensíveis, como o aborto, podem motivar uma participação maior do eleitorado democrata.

“Nesse momento ainda não temos como dizer quem vai ganhar as eleições. Há uma tendência aparentemente mais favorável ainda ao Trump, mas a campanha da Harris vem muito forte com esses endossos que você disse e, claro, com a possibilidade de que esse eleitor motivado na última hora de fato faça a diferença”, concluiu a especialista.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Assista ao resgate de arara presa há dois dias em uma palmeira de MS

Na manhã desta segunda-feira (18), uma arara-canindé foi resgatada por dois eletricistas em Rio Verde…

G20 aprova declaração final; leia íntegra

O G20 aprovou nesta segunda-feira (18) a declaração final da cúpula que acontece no Rio…

Aeroporto de Guarulhos recebeu 3,8 milhões passageiros em outubro

O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), registrou 3,8 milhões de passageiros no…