Os moradores do bairro Estação da Luz em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, foram surpreendidos com uma espécie rara de mamífero: o jupará (Potos flavus). O pequeno animal, parente dos quatis e guaxinins, estava assustado em cima de uma árvore e os bombeiros precisaram de muito cuidado para retirá-lo. O resgate ocorreu na última quinta-feira (26).
Os bombeiros afirmaram que o animal tentou fugir durante o resgate, pulando em direção à rua. No entanto, conseguiram capturá-lo e devolvê-lo à natureza.
O jupará é um animal noturno, e tem o apelido de “macaco-da-meia-noite”. De acordo com o ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), não existem dados precisos de densidade populacional do jupará, no entanto, a espécie possui ampla distribuição, abrangendo desde o México até a América Central e a Amazônia, com destaque para o Brasil, onde vive tanto na Amazônia quanto na Mata Atlântica.
Conforme a biológa, Lorena Amorim, especialista em mamíferos, esse animal pode ser encontrado em municípios como Alta Floresta, Colniza, e Paranaíta. Também no Parque Nacional do Xingú e Chapada dos Guimarães.
“Embora a Chapada dos Guimarães seja uma área de transição entre o Cerrado e a Amazônia, também existem regiões de mata mais densa onde o jupará pode ser encontrado, ainda que em número menor do que em áreas predominantemente amazônicas”, afirma.
Ainda de acordo com Lorena, o jupará é categorizado como pouco preocupante na lista de animais em risco de extinção, de acordo com a IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza).
-
Saiba qual é o animal que mais mata seres humanos no mundo
-
Vai para o FIB? Se prepare para cair numa blitz animal
-
Calor no Pantanal faz animal ‘tímido’ procurar água em meio a barro: veja o vídeo