O mato-grossense Jânio Varjão foi campeão no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-23, que ocorreu entre 27 a 29 de setembro, em Bucaramanga, na Colômbia. O atleta, que é natural de Barra do Garças, conquistou o ouro na prova dos 5.000 metros.
Jânio ficou a frente do peruano Jonathan Molina Centeno, que ficou em segundo lugar, e o brasileiro Vinicius Carvalho Alves, que ficou em terceiro.
Jânio Varjão conquistou também a medalha de prata nos 1500 metros na competição internacional. O atleta integra a equipe do Barra do Garças Associação de Atletismo e, em 2023, chegou ao posto de número 1 do ranking nacional nos 1.500 metros.
Em 2024, Jânio comquistou medalhas no Campeonato Pan-Americano de Cross Country de La Libertad, em El Salvador, no Troféu Brasil de Atletismo, em São Paulo (SP), no GP Brasil de Atletismo, em Cuiabá, e no Campeonato Sul-Americano de Corrida de Rua, no Paraguai. Jânio também foi um dos atletas brasileiros convocados para Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, realizado em maio, na capital mato-grossense.
A equipe brasileira também conta com outros dois representantes de Mato Grosso: Arthur Curvo, de Cuiabá, no lançamento de dardo, e Peterson Ribeiro, de Barra do Garças, nos 10.000 metros. Na competição o Brasil conquistou o total de 50 medalhas.
-
Outubro começa com muito calor e chuvas isoladas em MT
-
Advogado é multado em R$ 50 mi por causar incêndio recorde no Pantanal
-
Pontos turísticos de Chapada dos Guimarães reabrem nesta terça-feira