O dia 1º de outubro é uma data especial, pois se celebra o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, uma comemoração em dose dupla que nos convida a refletir sobre a importância e o valor da longevidade em nossas vidas.
Ouça a reportagem que foi ao ar na Morena FM:
Um exemplo inspirador de longevidade é a dona Hermínia Bitencourt, indígena Terena que mora em Sidrolândia. No fim do mês passado, ela celebrou o centésimo aniversário rodeada de amor e carinho.
Aproximadamente oitenta pessoas, entre filhos, netos, bisnetos e tataranetos, se reuniram em um emocionante encontro de gerações para comemorar a data marcante na vida de Hermínia.
Conversamos com a dona Hermínia, que compartilhou um pouco de sua sabedoria com todos nós. Perguntamos sobre o segredo para chegar a um século de existência.
“Não olhe para trás, fique firme. Hoje estou muito feliz por ver todos meus netos, netas e bisnetos comemorando comigo. Por chegar até aqui nessa idade, eu agradeço por esse amor, eu agradeço por todos que estão aqui”.
Hermínia Bitencourt.
População de idosos no Brasil
Em 2023, os idosos deixaram de ser a menor parcela da população brasileira e, segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em duas décadas, essa faixa etária deverá se tornar a maioria da população.
É a primeira vez que a população mais velha ultrapassa a mais jovem, um fenômeno que vem se agravando desde os anos 2000.