CBS corta microfones durante debate de vices em discussão sobre imigração

CNN Brasil


As apresentadoras da CBS News cortaram os microfones dos candidatos a vice presidência dos Estados Unidos pela primeira vez durante o debate desta terça-feira (1), enquanto JD Vance e Tim Walz discutiam sobre a questão da imigração.

Os candidatos falavam sobre um programa de liberdade condicional que permite que imigrantes haitianos permaneçam nos Estados Unidos legalmente. Vance questionou a legalidade do projeto, enquanto as apresentadoras tentavam seguir com o debate. Qual Walz tentou interferir nos questionamentos do oponente, a CBS tirou os áudios dos microfones, artifício previsto nas regras do debate.

A imigração surgiu como um tema-chave durante a campanha presidencial de 2024, e foi entre os primeiros tópicos discutidos durante o debate da vice.

Posicionamento de Vance sobre imigração

Vários republicanos, incluindo Vance, alimentaram uma série de teorias da conspiração sobre imigrantes haitianos que estariam comendo animais de estimação em Springfield, Ohio. O caso gerou caos na cidade e uma série de ataques contra imigrantes nas últimas semanas.

O senador republicano também não respondeu diretamente a uma pergunta sobre se ele apoiaria separar crianças de seus pais na fronteira dos EUA.

“O meu ponto é que já temos separações de crianças em massa, graças à fronteira aberta de Kamala Harris,” disse Vance.

Vance também acusou Kamala de permitir que os cartéis “operem livremente neste país”, alegando que eles usam crianças para contrabandear drogas para o país.

Posicionamento de Walz sobre imigração

Tim Walz observou que um grupo bipartidário no Congresso dos EUA trabalhou para elaborar uma nova legislação que teria fornecido financiamento e segurança adicional na fronteira, mas o ex-presidente Donald Trump pediu aos republicanos que votassem contra.

“Donald Trump disse ‘Não’, e disse-lhes para votar contra porque isso lhes dá uma questão de campanha”, disse Walz. “O que Donald Trump falaria se nós realmente fizéssemos algumas dessas coisas e elas precisam ser feitas pela legislatura, você não pode fazer isso apenas através do Poder Executivo.”

Walz disse que o ex-presidente teve quatro anos para cumprir suas promessas de fronteira enquanto ele estava no cargo.

“Ele prometeu a você, América, como seria fácil: ‘Eu vou construir um grande e belo muro e o México vai pagar por isso.’ Menos de 2% desse muro foi construído, e o México não pagou um centavo. Mas aqui estamos nós de novo, nove anos depois que ele desceu aquela escada rolante desumanizando as pessoas e dizendo-lhes o que ele ia fazer.”

Debate histórico

O evento marca o primeiro e único debate confirmado entre JD Vance, candidato na chapa de Donald Trump, e Tim Walz, candidato na chapa de Kamala Harris, enquanto pesquisas mostram um cenário acirrado na corrida de 2024 à Casa Branca.

O confronto terá 90 minutos de duração e não contará com falas de abertura ou plateia no estúdio. Veja todas as regras através desta matéria.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Uruguai: Orsi promete “convocar diálogo nacional“ em discurso de vitória

Yamandú Orsi, candidato de centro-esquerda à eleição do Uruguai, prometeu “ser o presidente que convoca…

O que se sabe sobre acidente com ônibus em ribanceira que deixou 17 mortos em Alagoas

Um ônibus com 45 passageiros despencou de uma ribanceira na cidade de União dos Palmares,…

Em MS, Dudu Nobre come farofa com carne de búfalo e fala de série no Globoplay

Palco dos mais variados estilos musicais, nos últimos meses, o Parque das Nações Indígenas abraçou…