Outubro Rosa: ONG leva exames gratuitos para população vulnerável

CNN Brasil


No mês de conscientização sobre o câncer de mama, mamografias e exames gratuitos de rastreamento para detecção da doença serão oferecidos em onze pontos do estado de São Paulo até dezembro, pela ONG Américas Amigas. 

A ação começou na última sexta-feira (27) e os serviços de saúde serão destinados para pessoas em vulnerabilidade social, a partir dos 40 anos de idade, faixa indicada para o rastreamento da doença — exames que buscam alterações — que permite diagnosticar o câncer de forma precoce.  

A chance de cura é de até 95% quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, de acordo com os especialistas e entidades médicas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. 

Do total de casos de câncer de mama diagnosticados pela Américas Amigas, 33% estão abaixo de 50 anos e 18% acima de 70 anos, o que significa que 51% estão fora da faixa etária atendida pelos serviços públicos, que é de 50 a 69 anos.

A campanha acontece através da unidade móvel da organização, que é equipada com mamógrafo, ultrassom e impressora de filme de exame. Os resultados são entregues em até 2 horas após a realização.

Veja o roteiro da unidade móvel:

  • Vila Prudente e em Heliópolis (até 29 de setembro)
  • Guarapiranga (de 2 a 6 de outubro)
  • Grajaú (9 a 13 de outubro)
  • SESC Interlagos (15 a 20 de outubro)
  • Mauá (23 a 27 de outubro)
  • São Bernardo do Campo (30 de outubro a 3 de novembro)
  • Suzano (6 a 10 de novembro)
  • Itaquaquecetuba (13 a 17 de novembro)
  • Guaratinguetá (27 a 30 de novembro) 
  • São Sebastião (2 a 6 de dezembro)

Os atendimentos acontecem das 8h às 16 horas e as pessoas interessadas devem se inscrever pelo site da Américas Amigas. A organização atua em todo o
Brasil e durante todo ano, por iniciativas próprias e em parceria com outras organizações sociais e instituições beneficentes.

Na campanha Outubro Rosa de 2023, a ação da Américas Amigas em unidade móvel atendeu 4.446 pessoas em doze pontos do estado de São Paulo.

A ação da campanha Outubro Rosa 2024 pela Américas Amigas tem patrocínio de AstraZeneca, BB Seguros, Daiichi Sankyo, Monange, Natural One e Raia Drogasil; apoio do Hospital de Câncer de Patrocínio, Instituto Projeto Cura, Instituto Verdescola, e Orientavida, além de organizações sociais parceiras onde os atendimentos serão realizados.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pecuaristas se posicionam sobre suspensão do Carrefour de compra de carne do Mercosul

Representantes do setor agropecuário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se manifestaram contra…

Zelensky chama uso de novo míssil pela Rússia de “grave escalada” da guerra

O uso pela Rússia de um novo míssil balístico de médio alcance é “uma escalada…

Motorista sofre infarto, permanece com pé no acelerador e veículo pega fogo em Várzea Grande

Um motorista de aplicativo morreu dentro do seu veículo no início da tarde desta quinta-feira…