Veja quem são os “cães heróis“, que se aposentam após anos de trabalho policial

CNN Brasil


A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma cerimônia para homenagear dez cães policiais que, após anos de serviço no batalhão especializado da corporação, estão se aposentando. Durante o evento, os animais receberam a medalha de Honra ao Mérito K-9, enquanto seus condutores, os policiais responsáveis pelo manejo dos cães, ganharam um certificados de reconhecimento.

Os cães, todos da raça pastor belga malinois, prestaram serviços à corporação ao longo de aproximadamente oito anos, participando de operações de busca e resgate de pessoas desaparecidas, captura de foragidos, e detecção de drogas, armas, munições e explosivos.

Com a aposentadoria dos cães, seus condutores têm a prioridade de adotá-los, e a maioria opta por levá-los para casa. Quando isso não é possível, os policiais indicam alguém de confiança para realizar a adoção.

O sargento Anderson Magalhães, foi o condutor do cão Dexter, especialista em achar drogas e armas, por mais de sete anos. Ele afirmou que vai ficar com o cachorro que foi aposentado.

“A gente cria um laço muito forte. Foram anos de parceria, várias missões juntos. Ele já é um membro da família. Quando escuta minha voz no canil, ele late e pede carinho. Não tem como deixar ele pra trás”, relatou emocionado o sargento.

A comandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, que já chefiou o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), destacou a importância dos animais nas missões policiais.

“Os cães foram essenciais para dar agilidade nas buscas por drogas e armas. Tenho certeza de que eles foram bem cuidados e merecem desfrutar desse merecido descanso”, afirmou.

Durante a solenidade, a PMDF também apresentou oito novos filhotes que estão em treinamento para substituir os aposentados. Eles serão preparados para atuar em missões de detecção de explosivos, narcóticos, além de busca e captura.

O comandante do BPCAES, tenente-coronel Reis, explicou que os filhotes começam a ser treinados a partir dos três meses, após o término do ciclo vacinal. Todos os cães se aposentam entre os 7 e 8 anos de idade, e atualmente o batalhão conta com 52 cães em atividade.

“O trabalho do cão é sempre uma brincadeira. Um dos principais impulsos que buscamos em cães de detecção é o instinto de caça. Eles adoram brincar, e o que fazemos é aproveitar essa motivação. Nunca são forçados a nada”, concluiu o comandante Reis.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…