Cuba pede formalmente para entrar no BRICS


O governo de Cuba confirmou na última terça-feira (8) que solicitou formalmente a entrada no grupo do BRICS, bloco fundado pelo Brasil, Rússia, Índia e China, e ao qual a África se uniu posteriormente.

O diretor de Assuntos Bilaterais da Chancelaria cubana, Carlos M. Pereira, informou em sua conta no X que Havana enviou uma carta para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para entrar no grupo. A Rússia está, em 2024, na presidência do BRICS.

Pereira disse que o BRICS se consolida como um “ator chave na geopolítica global e esperança na região”. O embaixador russo em Havana, Viktor Coronelli, havia adiantado a notícia no domingo (6). “Cuba mostrou interesse em se juntar ao BRICS”, expressou em declarações publicadas pela agência estatal russa TASS.

Coronelli também disse que o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu um convite para participar da reunião ampliada à margem da cúpula do BRICS, prevista para ocorrer de 22 a 24 de outubro em Cazã, na Rússia.

“Na nossa opinião, estão interessados em quase todos os âmbitos de atividade do grupo do BRICS”, indicou o diplomata russo. “E teremos que esperar a decisão sobre a concessão do status de associação para ver onde participarão mais ou menos ativamente”.

No começo do ano, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito se uniram formalmente ao grupo BRICS, enquanto outros países latino-americanos, como a Bolívia, aspiram entrar no bloco, considerado por alguns de seus defensores como uma alternativa ao grupo de países desenvolvidos, conhecido como G7.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…