A carne costuma ser o prato principal nas residências, grupos de amigos ou em qualquer confraternização brasileira. O apreço é tão grande que o açougueiro e o churrasqueiro são os “patrões” quando o assunto é garantir o sucesso do evento e o bom prato na mesa.
E para celebrar o Dia do Açougueiro, comemorado nesta quarta-feira (9), o Primeira Página conversou com 3 profissionais dos cortes: Sinomar Arruda, de 30 anos, João Batista, 35 anos, e William Correa, de 23 anos, que separaram 5 opções “no precinho” pra você fazer em casa. Os cortes têm preços que variam de R$ 20 a R$ 33 o quilo.
1 – Paleta suína
Esse corte do porco é considerado por açougueiros como sendo um corte macio e suculento. De acordo com eles, pode ser servida com arroz, mas muita gente a utiliza para assar na grelha, sendo considerada, inclusive, uma das carnes mais deliciosas do suíno.
2 – Capa de contrafilé
De acordo com os açougueiros, o contrafilé é uma das carnes com melhor custo-benefício para churrasco, sendo ideal para a grelha.
3 – Ponta de peito
Para quem gosta de uma carne mais gordinha, a ponta de peito é ideal. Ela tem uma camada de gordura e pode ser usada em cozidos e também na grelha.
4 – Cabeça de lombo
Ideal para um cozido, a cabeça de lombo é um corte que vai muito bem na panela de pressão e na sopa. Para quem gosta de um ensopadão cuiabano, é uma opção interessante.
5 – Coxão duro
Apesar do nome, o coxão duro é uma carne muito boa para bife e para cozinhar também. Muitas pessoas utilizam o corte, considerado de primeira, para fazer churrasco.
Na sua opinião, qual carne faltou nessa lista?