O Brasil terminou o primeiro turno das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com vitória. E foi de virada: 2 a 1 contra o Chile, na casa do adversário. Porém, a Seleção Brasileira ainda está devendo uma virada de chave no futebol.
Contra La Roja, na noite de quinta-feira (10) no Estádio Nacional de Santiago, pela 9ª rodada, a Amarelinha deixou à mostra, mais uma vez, as dificuldades na criação de jogadas e falhas na defesa. Tanto é que tomou o gol dos chilenos pouco depois do primeiro minuto de jogo: Eduardo Vargas marcou de cabeça após um belo cruzamento de Felipe Loyola.
Esse foi o gol mais rápido da atual edição das Eliminatórias (1min08s). Foi também o gol mais rápido sofrido pelo Brasil em uma partida nos últimos 10 anos.
Porém, um fator positivo é que o Brasil mostrou capacidade de reação. Ainda no primeiro tempo, retomou o controle da partida – fato que resultou no percentual de 71,4% de posse de bola. A equipe teve boas atuações do lateral-esquerdo Abner e dos atacantes Savinho, Igor Jesus e Luiz Henrique. Os dois últimos, do Botafogo, foram os autores dos gols da virada.
O empate surgiu aos 45 minutos do 1º tempo, após uma boa investida de Savinho pela direita. Ele cruzou na medida e Igor Jesus desviou de cabeça. Gol do estreante do Glorioso, indefensável. Igor Jesus é o primeiro jogador a marcar um gol em sua estreia pela Seleção Brasileira sob o comando de Dorival Júnior. (assista ao gol no post abaixo)
A virada veio com Luiz Henrique, aos 43 do 2º tempo. Ele recebeu a bola pela direita, livrou-se de um marcador, entrou na área, limpou o lance e concluiu com categoria: 2 a 1. Foi também o primeiro gol dele pela Seleção. (assista ao gol no post abaixo)
Com o resultado, a Seleção Brasileira foi a 13 pontos e assumiu a quarta posição das Eliminatórias Sul-Americanas. O Chile permanece com 5 pontos e é o penúltimo colocado entre as dez seleções.
Na terça-feira (15), o Brasil enfrenta o Peru, no Mané Garrincha, em Brasília.
VEJA A CLASSIFICAÇÃO DAS ELIMINATÓRIAS SUL-AMERICANAS
-
Brasil decepciona e perde nas Eliminatórias da Copa do Mundo
Escalação
O Brasil jogou com Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner (Martinelli), André (Bruno Guimarães), Lucas Paquetá (Gerson), Raphinha, Rodrygo, Savinho (Luiz Henrique) e Igor Jesus (Endrick).