Enel reafirma não ter prazo e alega “falha“ em envio de mensagens com retorno da luz “até segunda-feira“

CNN Brasil


Após a forte chuva com ventania recorde na cidade de São Paulo, a Enel reafirmou neste sábado (12) que não tem prazo para restabelecer o fornecimento de energia de todos os clientes.

Alguns paulistanos receberam por mensagem a previsão de restabelecimento apenas para segunda-feira (14), quase 72 horas depois do apagão.

Questionada pela CNN, a Enel, no entanto, afirmou que um erro no sistema gerou mensagens para os clientes com o prazo de segunda-feira (14). “Trata-se de uma falha na programação da resposta automática do canal de atendimento pelo WhatsApp, que já foi corrigida”.

Até o momento, pelo menos 1,4 milhão de consumidores seguem sem luz, quase 20% dos clientes da distribuidora. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que vai intimar a Enel a apresentar justificativas para o novo apagão em São Paulo.

Veja mensagem do “alegado erro” abaixo:

Alguns clientes estão sendo notificados que a energia voltará apenas na segunda-feira (14) • Reprodução

“Estamos isolados de informação já que estamos sem luz e o [SINAL] 4g está horrível. Mas a preocupação maior é a árvore. Pois ela está suspensa pelos fios apenas. Pode cair sobre alguém que possa passar embaixo a qualquer momento”, diz Fernando Rocha, engenheiro morador da Zona Sul, bairro da Vila Prel.

Em nota, a Enel afirma que está em campo com até 2500 técnicos e está recebendo apoio de equipes de outros estados, como Ceará e do Rio de Janeiro.

O Corpo de Bombeiros informa que recebeu, ao todo, 466 chamados para queda de árvores, em diversos bairros da Zona Oeste e Zona Sul da cidade de São Paulo.

“A minha preocupação é com os alimentos na geladeira durante todo esse tempo”, afirma João Carlos, aposentado e morador do bairro Jardim Casa Blanca, em São Paulo.

Ontem à noite, por volta das 20h, 2,1 milhões de clientes estavam sem energia. No momento, técnicos da companhia seguem trabalhando para reconstruir trechos da rede elétrica danificados e restabelecer o serviço para cerca de 1,45 milhão de clientes impactados, o que representa cerca de 18% dos clientes da distribuidora.

Morador do Planalto Paulista, bairro da capita, recebeu diversas previsões e segue sem luz
Morador do Planalto Paulista, bairro da capita, recebeu diversas previsões e segue sem luz • Reprodução

Segundo a Enel, os bairros mais afetados são:

  • Jardim São Luís
  • Vila Andrade
  • Jardim Vaz de Lima
  • Jardim Mariane
  • Pedreira
  • Campo Limpo
  • Jabaquara
  • Santo Amaro
  • Ipiranga
  • Pinheiros
  • Vila Andrade

Veja vídeo de um poste pegando fogo no Jardim São Luís;

Procon notifica

O Procon-SP vai noticiar a distribuidora de energia, o órgão vai solicitar uma apresentação de planos detalhados para o enfrentamento de eventos climáticos severos. A empresa terá prazo de 48 horas para apresentar sua manifestação. A CNN pediu nota para a empresa sobre o caso, mas ainda não teve retorno.

Pauta em Brasília 

O ministério de Minas e Energia anunciou a criação de uma sala de situação e enviou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), exigindo rapidez da distribuidora Enel no restabelecimento da energia elétrica na região metropolitana de São Paulo. O grupo especial será composto por membros da pasta, Enel e Aneel.

A medida ocorre após um novo apagão que deixou 2,6 milhões de consumidores sem luz, sendo 2,1 milhões ao menos em oito bairros da grande SP em decorrência de chuvas e ventos fortes que começaram na noite desta sexta-feira (11).



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Líderes da América Latina parabenizam Orsi pela vitória no Uruguai

Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai, no domingo (24) após vitória no segundo turno…

STF manda cidade de SP diminuir preços dos serviços funerários

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (24) que a…

Lula parabeniza Yamandú Orsi por eleição no Uruguai: “Vitória de toda a América Latina e do Caribe“

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou na noite deste domingo…