Escritora denuncia racismo em campanha publicitária do Cremeb; órgão discorda

CNN Brasil


A escritora e professora Bárbara Carine denunciou racismo em uma campanha publicitária do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), que tem como objetivo o combate do exercício ilegal da medicina.

O outdoor da campanha comentada pela educadora mostra uma mulher negra, de forma duplicada. A imagem é acompanhada de uma legenda que diz: “Uma delas é falsa. Na dúvida, consulte o site do Cremeb.”

Em um vídeo nas redes sociais, Bárbara questiona a imagem da mulher negra na publicidade.

“Eu não conheço pessoas negras, assim, ‘metendo o louco’, arriscando ser médicas sem diploma, sem título para isso. Eu vejo muita gente branca, se utilizando de seu lugar de passabilidade, se utilizando de sua estética de poder, se utilizando de sua estética de segurança, de alguém que está acima de todas as suspeitas, para fazer isso, para dar golpe em muita gente “, comenta.

À CNN, o Cremeb informou em nota que o modelo publicitário que a professora repercutiu na internet é “apenas um dos três modelos utilizados nesta campanha publicitária.” Nas outras peças, as pessoas que ilustram a campanha são brancas.

Cremeb informou que a campanha traz a diversidade da sociedade • Divulgação/Cremeb

Segundo o conselho, a autarquia federal visa “refletir a pluralidade da sociedade em todas as suas iniciativas, assegurando que diferentes grupos sejam igualmente representados e respeitados,” e reforçou que a campanha traz a diversidade da sociedade.

Após o equívoco, a professora informou que foi alertada que há outros outdoors da campanha do conselho que envolvem pessoas brancas na representação.

*Sob supervisão





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pecuaristas se posicionam sobre suspensão do Carrefour de compra de carne do Mercosul

Representantes do setor agropecuário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se manifestaram contra…

Zelensky chama uso de novo míssil pela Rússia de “grave escalada” da guerra

O uso pela Rússia de um novo míssil balístico de médio alcance é “uma escalada…

Motorista sofre infarto, permanece com pé no acelerador e veículo pega fogo em Várzea Grande

Um motorista de aplicativo morreu dentro do seu veículo no início da tarde desta quinta-feira…