STF marca audiência em disputa sobre controle de usina em Três Lagoas


O Ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), marcou para o dia 18 de novembro uma audiência de conciliação para tentar resolver a disputa judicial entre J&F e Paper Excellence pelo comando da Eldorado Brasil Celulose, em Três Lagoas, a 311 quilômetros de Campo Grande.

Vista aérea da unidade da Eldorado em Três Lagoas. (Foto: Divulgação)

Nunes Marques agendou o encontro após negar recurso da Paper Excellence e manter a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que garante à J&F Investimentos o controle da Eldorado Brasil Celulose.

Isso porque a empresa protocolou duas reclamações simultâneas contra o mesmo ato e, minutos depois da redistribuição dos recursos para o ministro, pediu a desistência de ambos os processos.

Inicialmente, a relatoria foi distribuída por sorteio para o ministro Edson Fachin. No entanto, cinco dias depois, ele declarou-se impedido e as reclamações foram redistribuídas a Nunes Marques.

“Destaco, nesse contexto, que ‘aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé’ (art. 5º do CPC). Embora a desistência das ações seja facultada aos litigantes, não pode servir de escudo para a prática de atos configuradores de má-fé processual.”

Ministro Nunes Marques, do STF.

No entendimento de Nunes Marques, a Paper Excellence tentou escolher o relator que julgaria o processo. Além de as duas reclamações terem sido protocoladas simultaneamente pelo mesmo grupo de advogados, questionavam a mesma decisão, argumentou o ministro.

Para justificar sua decisão, o ministro citou até os horários em que houve a redistribuição (14h48 e 15h10) e, cerca de 40 minutos depois, os pedidos de desistência (15h54 e 15h56).

“A par dos fatos narrados nas manifestações das partes interessadas, ocorridos na origem, na situação concreta não se verifica motivo para a cisão das causas de pedir, exceto como parte de uma estratégia que visava a distribuição dos feitos a relatores distintos, de modo a permitir a escolha de relatoria que lhe parecesse mais conveniente.”

Ministro Nunes Marques, do STF.

A decisão de Nunes Marques é do último domingo (13).

O MPF (Ministério Público Federal) também emitiu um parecer pela rejeição do pedido de desistência e pelo não seguimento da reclamação.

“Ambas as reclamações parecem ser contra o mesmo ato, mas a paradigmas diversos. Comportamento processual que não recomenda, por cautela, que seja o pedido de desistência homologado, sendo que, se homologado, a prevenção do atual ministro relator será desconstituída.”

Nova fábrica

A empresa brasileira tem planos para destravar seu projeto de expansão e construir sua segunda linha de produção em Três Lagoas (MS) — um investimento de cerca de R$ 25 bilhões. A expectativa é de que a nova fábrica aumente a produção anual de celulose de 1,8 milhão para 4,2 milhões de toneladas por ano. Serão criados 10 mil empregos durante a fase de construção, com a geração de 2 mil postos de trabalho permanentes após a conclusão da nova linha de produção.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Irã diz que morte de Yahya Sinwar fortalece “espírito de resistência”

A missão do Irã na ONU disse que as circunstâncias da morte de Yahya Sinwar…

Homem morre prensado por caminhão enquanto voltava do trabalho em Belo Horizonte

Um homem de 32 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (18), na região de Venda…

Regra para transação via Pix será mais rígida; confira data e mudança

Está acostumado a “fazer um pix” com frequência? Então é melhor se atentar às mudanças…