A valorização do profissional da educação é um degrau fundamental para a qualidade do ambiente escolar e para o sucesso do processo educativo.
Pensando nisso, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), estabeleceu um compromisso de valorização com esses profissionais através de iniciativas que proporcionem melhores condições para o avanço na carreira.
Essas ações resultaram diretamente na qualidade do ensino oferecido aos alunos, que saiu da 22ª posição, em 2019, para o 8º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023, conforme foi divulgado em setembro deste ano.
“A educação não se faz só com quadro e giz. Existe um ser humano que precisa ser valorizado, que precisa de formação. E eu vejo que, hoje, a gente tem isso, sabe? O 14º e o 15º salário foi como olhar para as pessoas e dizer assim: ‘vamos fazer juntos e a gente valoriza vocês’, disse a Diretora da Rede Estadual, Valdelice de Oliveira.
As bolsas de formação e gratificação por resultado são dois exemplos que fazem parte do “Plano Educação 10 Anos” e que impulsionaram o desenvolvimento desses servidores e, por consequência, o desempenho da educação no estado.
Os profissionais interessados em potencializar e compartilhar conhecimento podem procurar o Banco de Talentos, uma plataforma que permite que os servidores cadastrem seus currículos para o desenvolvimento de projetos, capacitações, formações ou pesquisas na área da educação.
Já a gratificação é um incentivo financeiro que procura reconhecer o desempenho dos professores, gestores e demais servidores da rede estadual. Além de reduzir a evasão escolar e tornar o ambiente educativo mais atraente para o estudante. Outra medida implementada é o pagamento do 15º salário aos profissionais que alcançarem melhorias nos índices de aprendizagem, reforçando o incentivo ao empenho e à qualidade no ensino.