Para quem já ama apreciar a lua, a noite desta quinta-feira (17) será sinônimo de espetáculo no céu, já que a maior superlua do ano poderá ser vista de todas as regiões do país, a partir das 18h26 (horário de Brasília). Confira abaixo mais detalhes sobre o fenômeno:
Superlua desta quinta 🌕✨
Segundo a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), essa promete ser a maior superlua do ano, com brilho mais intenso que as anteriores. Além disso, ela poderá ser vista até a manhã desta sexta-feira (18).
A grandeza do fenômeno desta vez pode ser explicada pelo fato de que a lua cheia estará mais próxima da órbita da Terra.
O satélite estará a cerca de 357,3 mil quilômetros da Terra. Em média, a Lua se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros de distância do planeta.
Para quem pretende admirar o satélite natural da Terra, é recomendável ficar em pontos afastados dos centros urbanos, para que a visualização fique mais clara e surpreendente devido à distância dos locais poluídos ou iluminados artificialmente.
Anteriormente, uma superlua azul foi vista no Brasil. O fenômeno aparece uma vez a cada dois anos e pode ser observado de todas as regiões.
Por que o nome ‘superlua’?
O termo ‘superlua’ não tem base científica, mas foi criado pelo astrólogo Richard Nolle, em 1979, na revista Dell Horoscope, que já não existe mais.
Nolle criou o termo para chamar uma lua cheia que ocorresse quando o astro estivesse em seu perigeu ou até 90% próximo dele.
Para você entender melhor, ao longo de sua órbita, a lua se aproxima e se afasta da Terra constantemente. Quando está mais próxima do planeta é o que chamamos de perigeu, enquanto o ponto mais distante é o apogeu.
LEIA MAIS: