Candidatos cotistas do Enem dos Concursos são convocados


Os candidatos aprovados na prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”, que concorrem por meio de cotas, começaram a ser convocados nesta quinta-feira (17) para a verificação das condições declaradas.

Site de acesso à área do candidato do CNU

A convocação destina-se àqueles que concorreram às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

A partir desta quinta-feira (17), os candidatos autodeclarados negros ou indígenas devem acessar a área do candidato no portal do CNU para verificar os detalhes da convocação.

O procedimento de verificação das autodeclarações para vagas reservadas a candidatos negros e indígenas ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro.

  1. Resultado de revisão de notas do CNU já está disponível

  2. CNU: saiba como consultar resultados do Enem dos Concursos

Os candidatos autodeclarados negros serão informados, por meio da área do candidato, sobre a data, o local e o horário definidos pela Fundação Cesgranrio, que conduzirá o processo de verificação.

A comissão de heteroidentificação da Fundação será composta por cinco membros, além de suplentes.

Durante o procedimento presencial de verificação, os candidatos terão suas impressões digitais coletadas e serão submetidos a um exame grafológico.

Este exame consistirá na comparação da frase escrita no cartão-resposta, no dia da aplicação das provas (18 de agosto), com uma nova frase escrita no momento da verificação.

Para os candidatos indígenas, o procedimento é destinado àqueles que concorrem a vagas na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas). Eles também passarão pela verificação nos dias 2 e 3 de novembro.

A Comissão de Verificação Documental Complementar analisará a documentação que comprove o pertencimento étnico, enviada pelos candidatos no momento da inscrição. Nesta fase, não será possível adicionar novos documentos ou certidões.

Em relação aos candidatos que se declararam com deficiência, o prazo para a perícia médica (avaliação biopsicossocial) vai até o dia 25 de outubro.

A equipe multiprofissional avaliará a documentação médica (como atestados, laudos ou relatórios) enviada pelos candidatos no ato da inscrição.

A avaliação buscará atestar o tipo, grau e provável causa da deficiência. A comissão decidirá se o candidato se enquadra ou não nas condições previstas para concorrer às vagas reservadas.

Os resultados preliminares da avaliação das autodeclarações de negros e indígenas, bem como da avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência, estão previstos para serem divulgados no dia 13 de novembro.

Entre os dias 13 e 14 de novembro, os candidatos que discordarem dos resultados poderão interpor recursos por meio do site oficial do CNU, o “Enem dos Concursos”.

Cronograma do CNU

Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o CNU foi realizado em 228 cidades e contou com a participação de 970.037 candidatos que disputaram 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.

17/10 – Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai)

17 a 25/10 – Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, para verificar se efetivamente se trata de pessoas com deficiência

2 e 3/11 – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.

2 e 3/11 – Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas

4/11 – Resultado preliminar da avaliação de títulos.

4 e 5/11 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.

13/11 – Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência

13 e 14/11 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência

19/11 – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos

21/11 – Previsão de divulgação dos resultados finais





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Israel denuncia assassinato de cidadão nos Emirados Árabes após corpo ser encontrado

Um homem israelense que desapareceu nos Emirados Árabes Unidos foi encontrado morto, informou o gabinete…

Policiais não utilizavam câmeras corporais quando mulher foi baleada no RJ

Os policiais militares envolvidos em um tiroteio, na última quinta-feira (21), na zona norte do…

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…