O fim de semana chega com opções para todas as idades em Cuiabá! Para começar, temos o 1ª Festival de Reggae, com atrações nacionais e regionais; show da Banda Lagum; além de exposições ricas de cultura e história. Confira abaixo os detalhes do Agendão Cultural:
Pagode da Borealis e Filhos da Capadócia
Nesta sexta-feira (18), Mariana Borealis traz pagodes dos anos 90, 2000 e atuais no show “Pagode da Borealis e Filhos da Capadócia” em um bar localizado na R. M, 96-146 – Bairro Cachoeira das Garças, na capital, a partir das 19h30. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet.
Banda Lagum
A banda mineira Lagum, sucesso Brasil afora, irão agitar a noite em uma casa de festas localizada no bairro Porto, em Cuiabá, no sábado (19), às 20h, na Musiva.
Os ingressos podem ser adquiridos pela internet.
1º Festival de Reggae
Com entrada gratuita, a 1ª edição do Festival de Reggae – O Pantanal será neste sábado (19) a partir das 16h, na Orla do Porto, em Cuiabá.
O evento conta com o patrocínio da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso) e busca homenagear a cultura reggae em Mato Grosso, além de colaborar com a preservação ambiental de Mato Grosso, já que haverá a distribuição de mudas e plantas nativas do Cerrado e do Pantanal.
O festival contará com diversos shows de bandas nacionais como a Tribo de Jah, umas das principais referências do cenário do reggae no país, e Maskavo; artistas regionais como Retumbo Soundsystem; Karola Nunes; Ahgave Selectah; Capim Santo Sistema de Som; Diholéx; Kayamaré, Diholex; P-Brother, Didi Ruelles e para completar um Tributo a Bob Marley, comandado por Henrique Maluf e convidados.
A distribuição de mudas faz parte de um plano estratégico focado na emergência climática e da plataforma “Monitor de Áreas Atingidas pelo Fogo”, desenvolvida pelo ICV para acompanhar os impactos ambientais em áreas críticas.
Também haverá a distribuição de brindes e materiais da campanha de doação para a Fepoimt (Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso).
Exposições
Mundo Jurássico
Até o dia 30 deste mês, a exposição “Mundo Jurássico” estará aberta no shopping de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, com várias espécies de dinossauros em tamanho real, que emitem sons e se movimentam. O evento é gratuito e reúne 13 réplicas.
A exposição é na Praça de Eventos do shopping, onde o público pode visitar réplicas de diversos dinossauros, como se estivessem vivos em seu habitat natural, há milhões de anos.
É uma oportunidade para viajar no tempo e onde os participantes ainda poderão aprender com histórias sobre a vida e curiosidades das espécies extintas do planeta.
Cultura afro-brasileira 🖼
Segue aberta até o dia 19 de outubro a exposição “A Cultura Afro-brasileira na Festa de São Benedito em Cuiabá”.
Organizado pelo coletivo negro Daruê Malungo e com apoio da Secel-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), a exposição traz elementos e saberes da cultura afro-brasileira, além de ser uma forma de valorizar artistas regionais.
Fotos, peças e documentos sobre a devoção a São Benedito estão entre os itens presentes na exposição, que fica disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Cotidiano Ribeirinho 🚣🏼♀️
Até o dia 27 deste mês, a população da Baixada Cuiabana também pode visitar, gratuitamente, a exposição ‘Cotidiano Ribeirinho: Representações de identidades’, que reúne obras de vinte artistas regionais, no Corredor Cultural de um shopping localizado no bairro Santa Rosa.
Frida Kahlo 🌺
A exposição ‘Frida Kahlo – Minha Outra Metade’ reúne pinturas da artista Margareth Marinho Bernardes (Meg Marinho), no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, e segue aberta até o dia 30 de outubro.
Frida foi um tema presente na trajetória da artista, que se identifica com a força, determinação e explosão de emoções da pintora mexicana.
Confira abaixo os dias e horários de exposição:
- segunda a sexta-feira: das 8h às 17h;
- sábado: das 8h às 12 e das 13h às 17h
-
Culinária de MT será destaque na Semana da Gastronomia Regional em Brasília
-
Seu gato te entende mais do que você imagina, revela pesquisa
-
Mais que um passeio de bicicleta: a amizade inusitada entre Rose e uma arara