Regra para transação via Pix será mais rígida; confira data e mudança


Está acostumado a “fazer um pix” com frequência? Então é melhor se atentar às mudanças que ocorrerão a partir de 1° de novembro.

Foto pix na tela do celular (Foto Reprodução)

Para aumentar a segurança da transação, o Banco Central anunciou que transferências acima de R$ 200 só poderão ser feitas de celular ou computador previamente cadastrados na instituição financeira do usuário. Além disso, o limite diário será de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados.

Mas, calma! A regra vai valer somente para quem passar a utilizar a modalidade agora. Quem já usa o Pix não será afetado. O intuito do BC não é dificultar a vida do usuário, mas sim de golpistas.

  1. Usuários de 3 bancos relatam dificuldades para fazer transações via PIX

Portanto, os bancos também terão que melhorar as tecnologias usadas para segurança nas movimentações. O principal objetivo é que os dispositivos sejam capazes de identificar quando um Pix seja atípico ou incompatível ao cliente.

Caso haja identificação, o titular da conta deve ser informado imediatamente. O canal eletrônico de comunicação também terá que ser mais ágil.

Caberá aos bancos, ainda, efetuar um “pente fino” semestral nos perfis para identificar se o cliente sinalizou fraude ao BC dentro deste período.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…