Anunciar no rádio dá mais retorno do que nas redes sociais, aponta estudo


O estudo da ONG (Organização Não Governamental) Audio Active Group, publicado no Adelaide 2024 Outcomes Guide, não deixa dúvidas. O rádio é uma grande chave para atingir o público de forma mais eficiente e com custos reduzidos.

Estúdio de transmissão da rádio Morena FM. (Foto: Adriano Fernandes)

Essa é a avaliação do mestre em Gestão da Economia Criativa e especialista em Gestão Empresarial e Marketing, Fernando Morgado, diante dos dados animadores da pesquisa.

Conforme o estudo, o rádio FM/AM oferece um retorno de atenção maior para os anunciantes em comparação com diversas plataformas de redes sociais. A análise compara o investimento necessário para alcançar a mesma atenção que US$ 1.000 em rádio FM/AM.

Enquanto o valor padrão no rádio é de US$ 1.000, plataformas como Facebook e Reddit requerem mais do que o dobro de investimento para atingir o mesmo resultado, com custos de US$ 2.635 e US$ 2.234, respectivamente. Outras redes, como Instagram e X/Twitter, também demandam valores superiores, de US$ 1.522 e US$ 1.313.

Confira

Design sem nome 2024 10 18T183546.376

“Outras plataformas também exigem investimentos substancialmente maiores para alcançar o mesmo nível de atenção.”

Fernando Morgado, via Instagram.

O levantamento demonstra a competitividade do rádio em termos de eficácia publicitária, reforçando sua relevância como meio de comunicação tradicional frente às novas mídias digitais.

Fernando Morgado destaca a importância do rádio na estratégia de marketing das empresas que buscam maior custo-benefício.

“Isso mostra que o rádio continua sendo um meio altamente eficiente e eficaz. Em tempos de orçamentos apertados, o rádio pode ser a chave para atingir o público com força e economia.”

Fernando Morgado, via Instagram.

Vantagens

O rádio oferece diversas vantagens em comparação com outras mídias. Por exemplo:

  • Forte relação com o consumidor local.
  • Programação segmentada com audiência massiva. Em Campo Grande, por exemplo, cada emissora fala com um público diferente, mas todas conseguem ter audiência relevante dentro da área metropolitana.
  • Baixo custo de produção. A maioria das emissoras, inclusive, fornece a produção do spot (comercial na rádio).

Queridinho do campo-grandense

Ouvir rádio é um costume especialmente forte entre os campo-grandenses. Uma pesquisa da Kantar Ibope, chamada Target Group Index (2024), apontou dados sobre a credibilidade do veículo:

  • Do total dos campo-grandenses, 64% afirma ter ouvido rádio nos últimos 30 dias.
  • Aproximadamente 138 mil campo-grandenses afirmam confiar muito no rádio.
  • Ouvir rádio está ligado aos costumes da população da cidade. Segundo a mesma pesquisa, 67% dos campo-grandenses têm como atividade de lazer preferida ouvir música — isso representa aproximadamente 449 mil pessoas.

O rádio está presente no trajeto para o trabalho, nas faxinas das casas e nos momentos de relaxamento.

  • O rádio acompanha os campo-grandenses mesmo fora do dial, ou seja, do aparelho convencional. Aproximadamente 115 mil pessoas têm o costume de escutar rádio online, em computadores, tablets ou smartphones. A escuta pode ser tanto por sites quanto por aplicativos, como o da Morena FM 107.1, que permite levar a rádio por toda a jornada diária.

Em Campo Grande, anunciar no rádio se mostra especialmente vantajoso, pois é uma forma de atingir um público de massa, por um custo baixo e aproveitando o melhor da relação com o consumidor.

Diante de números animadores, não restam dúvidas: o rádio é um veículo que pode trazer resultados melhores do que as redes sociais. Mas esse sucesso não se faz sozinho; é necessário uma plataforma com credibilidade e alcance para que o anunciante tenha o retorno esperado — dois aspectos que são marcas registradas da Morena FM.

A emissora compõe o ecossistema da RMC (Rede Matogrossense de Comunicação) e, desde sua inauguração, em agosto de 2019, não para de crescer. Isso é reflexo de uma programação que inspira originalidade.

Conheça a programação da Morena FM:

Referência por oferecer uma seleção exclusiva dos grandes clássicos musicais, acompanhados dos sucessos atuais, a programação da rádio é cuidadosamente elaborada para atender aos gostos mais exigentes, trazendo uma experiência sonora única e envolvente.

As possibilidades de publicidade são diversas, vão desde spots comerciais determinados e rotativos, testemunhais, ações de conteúdo, patrocínios, citações promocionais e o apoio do nosso site e redes sociais, que possui um crescente número de acessos.

Cada proposta é pensada para amplificar sua estratégia de marketing, repleta de informação, entretenimento e diversão.

Baixe o mídia kit e conheça os detalhes e dados impressionantes da nossa Morena FM.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Após apoiar Trump, chefe do UFC diz não querer mais se envolver com política: “É nojento“

Dana White está saindo da política. Após apoiar o presidente eleito Donald Trump, o CEO…

Cunhado de Marina é preso; indenização pode ter motivado o crime

A Polícia Civil prendeu na noite desta sexta-feira (22) o cunhado de Marina Sofia Menezes…

Ataque a tiros a festa de aniversário deixa 3 mortos e 7 feridos no ES

Um ataque a tiros em um bar deixou três mortos e sete feridos na Região…