O famoso “chip da beleza” foi suspenso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta sexta-feira (18), após denúncias apresentadas por entidades médicas.
Segundo o g1, a suspensão do implante hormonal manipulado abrange o uso, a manipulação, a comercialização e a propaganda do produto.
O chip da beleza, já proibido pelo Conselho Federal de Medicina, é uma forma de terapia hormonal utilizada para fins estéticos, além de tratar sintomas relacionados à menstruação e à menopausa.
Ainda de acordo com a reportagem, diversas associações médicas alertaram sobre o aumento do uso inadequado dos implantes hormonais no Brasil.
-
Menopausa: 5 dicas para uma reposição hormonal eficaz
-
Faça o teste! Você sabe o que é mito ou verdade sobre as estrias?
Em dezembro de 2023, o g1 noticiou que sete entidades médicas expressaram preocupação com o ‘chip da beleza’ e enviaram uma carta à Anvisa, solicitando medidas.
‘A decisão representa uma vitória importante na nossa luta pela saúde pública. Os implantes têm sido utilizados de forma inadequada e com riscos comprovados para a saúde’, afirmou Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.