Polícia apreende meia tonelada de drogas no porto de Salvador; material iria para a Europa

CNN Brasil


Sete pessoas foram presas em flagrante na noite de quinta-feira (17) no porto de Salvador (BA) por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. A operação conjunta da Polícia e da Receita Federal resultou na apreensão de 550 quilos de cocaína, que estavam prestes a ser exportados para a Europa.

A ação teve início após os seguranças do terminal logístico notarem um comportamento suspeito do motorista de um caminhão. Câmeras também gravaram a ação dos criminosos.

Eles estavam escondidos, junto com parte da carga ilícita, no fundo falso do veículo. A Receita destacou que se trata de um compartimento extremamente estreito, que fica na parte inferior do caminhão. As imagens de segurança mostram eles saindo do fundo falso do caminhão e entrando em um container repetidas vezes, para tirar a cocaína que estava no veículo e armazenar a carga que já havia sido inspecionada, burlando o sistema do porto.

Ainda segundo o órgão federal, o motorista do caminhão acessou o Porto de Salvador mais de uma vez nesse dia para levar cargas que iriam para a China. Ele também receberia um container. No entanto, ele entrou no local errado e chamou atenção da segurança.

Foi feita uma inspeção nas cargas de exportação. Em um container que supostamente carregava algodão para o porto de Algeciras, na Espanha, foram encontradas mais drogas.

A Receita Federal explicou que, foi usada uma técnica ilícita na qual a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

Foi informado também que os suspeitos usavam balaclava e roupas totalmente pretas para não serem identificados, o que indica que a organização criminosa já tinha experiência.

Os suspeitos vão responder por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Durante interrogatório da PF, eles ficaram calados. Por isso ainda não se sabe a origem da cocaína. Mesmo assim, a linha de investigação aponta que a droga veio de algum país da fronteira brasileira, pois a cocaína não é produzida no país.

Mais uma vez a Bahia aparece na rota do tráfico internacional de drogas, através de portos. No primeiro semestre deste ano, quase duas toneladas de drogas foram encontradas no porto de Aratu, considerada a maior apreensão de cocaína do ano no estado.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Casa da Mulher vai atender vítimas do Paraguai e do Brasil na fronteira

Uma demanda histórica pode sair do papel nos próximos anos. Autoridades regionais e nacionais assinaram…

Suspeito de liderar facção criminosa é morto após reagir a abordagem policial

Um homem de 53 anos, suspeito de liderar uma facção criminosa, morreu após reagir a…

Mendes critica decisão do Carrefour contra carne brasileira e sugere boicote

O recente anúncio do Carrefour de suspender a compra de carne produzida em países do…