Aneel intima Enel SP em processo que pode levar a caducidade da concessão

CNN Brasil


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que irá intimar a Enel para iniciar um processo de avaliação de uma eventual recomendação de caducidade do contrato entre a empresa italiana e São Paulo. De acordo com a autarquia, o processo será apreciado pela diretoria da Aneel e, em última instância, pelo Ministério de Minas e Energia.

“Em relação às informações que estão sendo veiculadas sobre uma provável intervenção da Aneel, a Agência esclarece que em nenhum momento houve essa afirmação pelo diretor-geral da autarquia. Foi explicado as possíveis penalidades administrativas, multa, obrigação de fazer, intervenção administrativa e intimação com fins de recomendação de caducidade ao MME”, diz a nota da Aneel.

A intimação faz parte de um relatório de falhas e transgressões cometidas pela Enel no apagão em São Paulo. A Aneel informou também que, desde o apagão, tem acompanhado os trabalhos da empresa italiana e solicitado apoio a todas as concessionárias de transmissão e distribuição do estado.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é favorável a abertura do processo de caducidade, que pode levar a extinção do contrato entre a empresa italiana e São Paulo. Para que a medida seja implementada, é necessário um processo administrativo para verificar se a empresa está de fato prestando o serviço de forma inadequada.

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, disse na última quarta-feira (16) que o governo não pode tomar medidas em relação à Enel em São Paulo até que a Aneel inicie o devido processo administrativo legal.

A Enel informou que o serviço de prestação de energia voltou a normalidade na quinta-feira (17), após 2,1 milhões de pessoas ficarem sem luz por causa das chuvas.

Novo alerta

Em razão do novo aviso climático adverso para o período de 18 a 20 de outubro, a Aneel disse que realizou reunião com o governo do estado de São Paulo, prefeitura, defesa civil, corpo de bombeiros e com todas as distribuidores do estado de forma a estabelecer um processo de prontidão para aguardar o efeito climático adverso.

Na sexta-feira (18), a Enel emitiu um alerta de fortes chuvas para os clientes da empresa em São Paulo. No aviso, a empresa disse que possui mais funcionários nas ruas e nos canais de atendimento.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Com muito samba e calor, show de Dudu Nobre é neste domingo em Campo Grande

Dudu Nobre coloca todo mundo para dançar na noite deste domingo (24) em Campo Grande.…

Israel denuncia assassinato de cidadão nos Emirados Árabes após corpo ser encontrado

Um homem israelense que desapareceu nos Emirados Árabes Unidos foi encontrado morto, informou o gabinete…

Policiais não utilizavam câmeras corporais quando mulher foi baleada no RJ

Os policiais militares envolvidos em um tiroteio, na última quinta-feira (21), na zona norte do…