Este ano, a sul-coreana Han Kang ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. A escritora de 54 anos foi escolhida “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”. Antes dela, outras 17 mulheres foram laureadas. Confira a lista preparada pelo Primeira Página com outras autoras vencedoras do Nobel, destacando livros traduzidos para o português e disponíveis para compra.
Svetlana Alexievich – “Vozes de Tchernóbil”
Ano do Prêmio: 2015
Este livro apresenta relatos emocionantes e brutais sobre o desastre de Chernobyl, revelando as vozes das vítimas. Svetlana Alexievich constrói uma narrativa arrebatadora, combinando reportagem jornalística e literatura de alta qualidade.
Sinopse: É por meio das múltiplas vozes – de viúvas, trabalhadores afetados, cientistas ainda debilitados pela experiência, soldados, gente do povo – após a explosão seguida de incêndio na usina nuclear de Tchernóbil que Svetlana Aleksiévitch constrói esse livro arrebatador, a um só tempo, relato e testemunho de uma tragédia quase indizível.
Alice Munro – “Vida Querida”, 1ª autora de contos a vencer o Nobel de Literatura
Ano do Prêmio: 2013
Alice Munro explora a complexidade das relações humanas e as sutilezas do cotidiano nesta coleção de contos.
Sinopse: Os contos de Vida Querida são ricos como romances – com personagens, tramas e vozes desenvolvidas em toda sua potencialidade -, mas, precisos como pede a tradição do gênero, prescindem de qualquer elemento que não seja essencial. O leitor, conduzido por narradores capazes de segurar a tensão do começo ao fim, se entrega a percursos surpreendentes, anunciados com sutileza e maestria em pistas esparsas.
-
Café Com Deus Pai lidera ranking dos livros mais vendidos; veja outros
-
Robô Selvagem e outros 4 livros infantis que todo adulto deveria ler
-
Conheça livros do autor por trás de sucessos como “Ainda Estou Aqui”
Wislawa Szymborska – “Poemas”
Ano do Prêmio: 1996
As poesias de Szymborska capturam a essência da vida cotidiana e as grandes questões da existência.
Sinopse: Com sua poesia indagadora, Szymborska foi chamada “poeta filosófica”, ou “poeta da consciência do ser”. No Brasil, teve poemas esparsos publicados em jornais e revistas ao longo dos anos, até a publicação de uma edição da Companhia das Letras, com seleção, introdução e tradução de Regina Przybycien. A coletânea apresenta 44 poemas é uma belíssima apresentação à obra dessa importante poeta contemporânea.
Toni Morrison – “Amada”
Ano do Prêmio: 1993
“Amada” é uma poderosa narrativa sobre a escravidão e a luta pela liberdade nos Estados Unidos. Baseado em uma história real, o livro entrelaça brutalidade e lirismo de forma magistral.
Sinopse: Sethe é uma ex-escrava que, após fugir da fazenda em que era mantida cativa com os filhos, foi refugiar-se na casa da sogra em Cincinatti. No caminho, ela dá à luz um bebê, a menina Denver, que vai acompanhá-la ao longo da história. A relação familiar, bem como os traumas do passado escravizado, transformarão a vida e o futuro de ambas de forma irreversível.