Ciclista de MT pedala pelo Brasil semeando solidariedade para o Hospital do Câncer


Ivanilson Gonçalves de Souza, conhecido como Nino, tem 62 anos e é a prova real de que fazer o bem é só questão de querer. Natural de Cuiabá, mas morador do interior de São Paulo, ele descobriu uma nova paixão: pedalar pelo Brasil conscientizando às pessoas sobre a importância de doar para o Hospital do Câncer. O que começou com o luto, tornou-se luta frente a uma das doenças que mais mata no país.

Ciclista que luta pela conscientização do câncer. (Foto: Reprodução)

De município em município, Nino organiza um desafio com outros ciclistas. Eles ficam em cima da bicicleta sem encostar no chão se revezando ou individualmente. A brincadeira envolve a venda de camisetas, das quais os dinheiro é revertido aos hospitais.

A ação vai ganhando corpo e alma, quando os moradores das cidades descobrem o porquê de toda a questão.

“É em prol das pessoas com câncer, seja de uma associação local, regional, seja para o Hospital do Amor, em Barretos, um dos maiores do Brasil, ou de outros”, conta.

A jornada começou dia 4 de setembro e já percorreu 59 cidades ao longo do caminho.

Esse amor aflorado ao próximo nasceu da perda. A filha de uma vizinha de Nino, perdeu a batalha contra o câncer em 2022 em Cuiabá. Seu sogro foi outra vítima da doença. Para ele, abrir os olhos para a realidade que atravessa gerações é uma questão que vai além da consanguinidade.

Para os próximos anos, a expectativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) é que mais de 700 mil casos anuais sejam diagnosticados em 2024 e 2025. E para contribuir na diminuição das estatísticas, Nino continuará pedalando pelo Brasil.

“É pelo exemplo que a gente começa, e sabendo que muitas pessoas gostam de pedalar eu lancei o projeto do desafio e quero apresentá-lo na Praça Alencastro”, afirma.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Eleição no Uruguai: Boca de urna projeta vitória de Yamandú Orsi, de centro-esquerda

As primeiras pesquisas de boca de urna da eleição presidencial do Uruguai deste domingo (24)…

Quem era a influencer morta em enxurrada durante tempestade em MG

A influenciadora Jenniffer Soares, também conhecida como Jhei nas redes sociais, morreu, na madrugada deste…

Eleição no Uruguai: Candidato de centro-direita, Delgado, admite derrota

O candidato de centro-direita, Álvaro Delgado, concedeu a eleição presidencial no Uruguai ao rival de…