Fortes chuvas deixaram a cidade de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, com vários pontos de inundação na noite dessa segunda-feira (22). Vídeos enviados por moradores mostram a força das águas sobre as ruas da cidade, que ficaram parecendo um rio após a passagem do temporal. Assista abaixo:
Temporal em Lucas do Rio Verde
Ruas e avenidas da cidade ficaram submersas com o temporal e, com isso, moradores tiveram dificuldades de trafegar, ficando ilhados em alguns pontos, como é possível ver no vídeo acima.
Alguns moradores informaram ao Primeira Página que a chuva forte começou por volta das 22h e foi constante durante algumas horas, o que teria causado o entupimento de bueiros e canais de escoamento, deixando as ruas e avenidas inundadas.
Com a força das águas, bicicletas e lixeiras foram arrastadas.
Do começo de outubro até a noite dessa segunda-feira, choveu 184 milímetros na cidade, o que é 142% acima da média de chuvas esperadas para o mês, segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Em outro ponto da cidade, a chuva acabou invadindo a casa de um morador, como é possível ver abaixo:
Previsão para os próximos dias
Segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Lucas do Rio Verde faz parte das cidades de Mato Grosso em alerta amarelo de risco para fortes chuvas durante esta semana.
Durante a tarde e noite desta terça-feira (22), por exemplo, são esperadas fortes pancadas de chuva com trovoadas.
Esse cenário chuvoso deve continuar na cidade até domingo (27), com 90% de chances de chuvas ou temporais na semana.
Alerta amarelo ⚠️
O alerta amarelo do Inmet representa um baixo risco para chuvas entre 20 e 30 milímetros ou até 50 mm por dia, com ventos intensos entre 40 a 60 km/h.
Além disso, há possibilidade de quedas de galhos de árvores, alagamentos, cortes de energia elétrica ou descargas elétricas.
Como se proteger? 🔎
Para se proteger durante rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissões ou placas de propaganda.
Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante chuvas ou temporais.
Caso necessário, acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
-
Calor e pancadas de chuva marcam esta terça-feira em MT
-
Alerta: temporais com ventos fortes e chuvas intensas atingem MT neste final de semana
-
Irmãos tuiuiús lutam pela vida após fogo destruir ninho no Pantanal