Outubro Rosa Pet promove campanha de prevenção ao câncer em animais


Outubro é o mês de conscientização para o controle do câncer de mama em mulheres; isso todo mundo já sabe, ou pelo menos, já ouviu falar. Mas sabia que o mês também é destinado a prevenção de câncer de mama, útero e ovário em animais de estimação?

Castração diminui o surgimento de doenças em cães e gatos (Foto: SUBEA)

Em Mato Grosso do Sul uma companha da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) busca conscientizar a população sobre essa doença nos animais; é o Outubro Rosa Pet.

De acordo com Samuel Figueira, médico veterinário da Suprova, cadelas e gatas têm alta incidência de câncer de mama, o que exige atenção e medidas preventivas.

“Estamos lançando a campanha Outubro Rosa Pet, incentivando a castração de fêmeas, que é um dos métodos mais eficazes para prevenir esses tipos de câncer. Além disso, desaconselhamos o uso de injeções anti-cio, que muitas pessoas desconhecem, mas que podem estimular a formação de tumores”.

Samuel Figueira

Segundo dados do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), a incidência de tumores em pets é preocupante: aproximadamente 60% das cadelas e 30% das gatas podem desenvolver câncer de mama. Os estudos ainda indicam que cerca de 80% dos animais acima de sete anos podem desenvolver esses tipos de câncer.

Por isso, a castração precoce, realizada em animais jovens, é uma das formas mais eficazes de prevenção e reduz significativamente as chances de desenvolvimento de tumores mamários e cânceres de ovário e útero.

“No caso de cadelas e gatas, removemos os ovários e o útero, bloqueando a produção de hormônios que podem estimular o desenvolvimento de tumores”.

Samuel Figueira

Na contramão da castração, as injeções anti-cio aumentam a possibilidade dos animais desenvolverem tumores. Em alguns estados do Brasil, a aplicação desse hormônio só é permitida com indicação de um médico veterinário, mas aqui em Mato Grosso do Sul não há restrição, por isso, falar sobre os riscos a saúde do pet é tão necessário.

“É algo que ainda não se fala muito, mas é importante que os tutores levem seus pets ao veterinário regularmente. Não basta apenas ter o animal, é preciso cumprir certos deveres, como verificar se ele está apto para castração e evitar o uso indiscriminado da injeção anti-cio”

Samuel Figueira

Para incentivar a castração, o governo do estado pretende lançar uma campanha nos 79 municípios do estado.

“Será um programa que percorrerá os 79 municípios do estado, com previsão de início no próximo ano. O objetivo é realizar castrações gratuitas em cães e gatos, independentemente de raça e peso, com limite de idade de até oito anos. As cirurgias serão feitas em unidades móveis, com toda a estrutura necessária, incluindo centro cirúrgico e pós-operatório. O agendamento será feito online, e, além da castração, os animais serão microchipados para incentivar a guarda responsável”.

Samuel Figueira

Serviço

Para informações sobre a campanha o tutor pode entrar em contato pelo telefone (67) 3316-9192.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Em MS, Dudu Nobre come farofa com carne de búfalo e fala de série no Globoplay

Palco dos mais variados estilos musicais, nos últimos meses, o Parque das Nações Indígenas abraçou…

Presidente do Uruguai parabeniza candidato de centro-esquerda como “presidente eleito“

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse neste domingo (24) que ligou para o…

Nego do Borel troca socos em briga de rua no RJ

O cantor Nego do Borel se envolveu em uma briga de rua na manhã deste…