Por que os fisiculturistas sobem aos palcos das competições tão bronzeados? Essa pergunta voltou a intrigar a internet após o atleta Ramon Dino enfrentar dificuldades durante as apresentações do Mr. Olympia Brasil 2024. Ele suou bastante durante a performance, o que acabou comprometendo a apresentação.
Em duas competições, Ramon apareceu muito escuro no palco. A justificativa era que o excesso de suor exigia mais tinta. Em resumo, os fisiculturistas usam bronzeamentos artificiais para destacar os músculos. Mas será que isso não é demais?
Douradinhos
@muscleendorphin Primeira camada de tinta em Ramon Dino no Arnold Classic Ohio #arnoldclassic #ramondinopro #muscle #gym #fisiculturismo #fisiculturista #bodybuilder ♬ som original – Muscle Endorphin
As regras dos campeonatos de fisiculturismo exigem que os atletas tenham uma aparência bronzeada e saudável. A ideia é evitar aquele tom laranja e apresentar um corpo mais dourado.
Para alcançar a cor ideal, os atletas se submetem a sessões de bronzeamento artificial ou aplicam uma camada grossa de tinta sobre os músculos. O principal objetivo de estar mais bronzeado é destacar os músculos.
-
Ídolo do Palmeiras, Valdivia fala pela 1ª vez após ser preso por crime sexual
-
O que é síndrome do jaleco branco que faz pressão subir no hospital?
Em cima do palco, a cor é realçada, e as fotos não ficam comprometidas pela forte luminosidade dos estúdios onde as competições são realizadas. Além do bronzeado, os atletas devem posar de várias formas para conseguir boas notas. Se houver falhas na pintura ou nas fotos, os fisiculturistas podem perder pontos na competição.
Enquanto alguns recorrem a sessões de bronzeamento artificial, a grande maioria dos fisiculturistas opta pela pintura. O tom da tinta varia conforme a cor da pele do atleta.
A pintura pode ser feita com pincel ou rolinho, enquanto o acabamento é realizado com esponja. Depois de aplicar a tinta, é preciso secar com um secador e esperar um pouco. Além da cor, os atletas também usam um óleo específico para dar brilho ao corpo.
As tintas utilizadas são todas autorizadas pelos órgãos de saúde e não fazem mal à pele dos atletas. No entanto, o tingimento pode causar a obstrução dos poros, o que pode levar a uma leve dermatite.