Brics é um grupo anti-Ocidente mas não impõe ideologias, diz especialista ao WW


O grupo dos Brics tem se demonstrado como anti-Ocidente, porém, diferentemente do período da Guerra Fria, não há tentativa de imposição de ideologias, segundo Roberto Dumas, professor de economia chinesa do Insper.

Em entrevista ao WW desta terça-feira (22), Dumas analisou o cenário político e econômico atual envolvendo o bloco.

Segundo ele, o presidente russo, Vladimir Putin, tem sido bem-sucedido em demonstrar que coordena um grupo relevante de países, contrariando afirmações de que estaria isolado.

Expansão e apoio internacional

O especialista destacou que Putin conta com o apoio de vários países em relação à situação na Ucrânia, incluindo nações que buscam negociar uma saída para o conflito.

Dumas ressaltou a expansão do grupo, com a entrada de países como Egito, Emirados Árabes e Irã, além de possíveis futuras adesões.

“Se o grupo não é anti-Ocidente, tendo Rússia e Irã, o que seria um grupo anti-Ocidente?”, questionou Dumas, enfatizando a natureza da composição do bloco.

Nova governança global

O professor explicou que o Brics busca projetar uma nova governança global no cenário pós-Bretton Woods.

Segundo ele, vários países não conseguem ter o poder desejado nas instituições financeiras internacionais tradicionais, como o FMI e o Banco Mundial.

“Se eu não consigo entrar num clube, que eu monte um clube, como é o caso do Banco dos Brics”, ilustrou Dumas, referindo-se à criação de instituições próprias pelo grupo.

Apesar do caráter antiocidental, Dumas ressaltou que o Brics não busca impor ideologias como ocorria durante a Guerra Fria.

“Olha, nós temos a nossa instituição, mas vamos continuar juntos nessa brincadeira”, concluiu o especialista, indicando uma abordagem mais pragmática do grupo em relação à ordem global atual.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

tucanos diferentões têm briga eterna com próprio reflexo

Funciona quase como uma consulta médica: dia e hora marcados. É assim toda tarde em…

pequi recupera áreas degradadas e garante renda a famílias

O pequi, fruto típico do Cerrado, é mais do que um símbolo da cultura regional.…

Grande ataque israelense atinge subúrbio ao sul de Beirute

Neste domingo (24), um subúrbio no sul de Beirute foi tomado por fumaça após ser…