Mauro Vieira não descarta que Venezuela possa ser convidada para os Brics

CNN Brasil


Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, não descartou que a Venezuela possa ser convidada para integrar os Brics em algum momento. A fala aconteceu durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (23), em Kazan, na Rússia, onde acontece a Cúpula dos Brics.

Questionado sobre o assunto, o chanceler destacou: “Tem que haver uma consulta entre todos os países. Havendo uma posição que leve a um consenso… são 10 ou 12 países. O Brasil é favorável que haja um número de 10 [países parceiros], já que são 10 atualmente os membros. Então, tudo será feito em consenso e em consulta”.

Segundo Vieira, a entrada do país no bloco econômico não foi discutida nos últimos dias, apenas os “princípios e critérios que guiarão a ampliação do grupo”.

Mais cedo, os Brics aprovaram o convite para 13 países, deixando a Venezuela de fora. Eles ainda serão consultados e precisam aceitar formalmente a inclusão.

A CNN apurou que o próprio presidente russo Vladimir Putin, anfitrião da cúpula, leu uma lista de 13 países que seriam convidados para integrar o bloco como países parceiros.

São eles: Turquia, Indonésia, Argélia, Belarus, Cuba, Bolívia, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria e Uganda.

Rússia apoia entrada da Venezuela

Durante reunião com Nicolás Maduro, presidente venezuelano, Vladimir Putin, presidente da Rússia, afirmou que apoia a entrada do país sul-americano nos Brics.

O líder russo também pontuou que aprecia que a Venezuela “compartilhe suas visões sobre a situação internacional atual”.

Maduro disse a Putin que seu país está “no caminho para os Brics” e que pratica os princípios do bloco “por convicção”.

*com informações da Reuters

*Américo Martins, da CNN, em Kazan, colaborou para a reportagem



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Israel denuncia assassinato de cidadão nos Emirados Árabes após corpo ser encontrado

Um homem israelense que desapareceu nos Emirados Árabes Unidos foi encontrado morto, informou o gabinete…

Policiais não utilizavam câmeras corporais quando mulher foi baleada no RJ

Os policiais militares envolvidos em um tiroteio, na última quinta-feira (21), na zona norte do…

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…