Petrobras confirma retomada e prevê início da operação em 2028


Mais um capítulo da novela da UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III), em Três Lagoas. Em comunicado divulgado na sexta-feira (25), a Petrobras anunciou que seu Conselho de Administração aprovou a continuidade da implantação da fábrica. Segundo a estatal, o investimento estimado para conclusão é cerca de R$ 3,5 bilhões e a previsão de início da operação é 2028.

UFN3 – Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III – em Três Lagoas (Foto: Mauricio Hallberg Teixeira/Petrobras)

O comunicado da Petrobras destacou que “a decisão é fundamentada em criteriosa reavaliação do projeto que, à luz das premissas do Plano Estratégico 2024-2028 (PE 2024-2028), teve sua atratividade econômica confirmada para essa fase nos diferentes cenários previstos na sistemática de aprovação de projetos de investimento da Petrobras, inclusive com VPL [Valor Presente Líquido] positivo no cenário mais desafiador”.

Com avanço físico de cerca de 81%, as obras da UFN3 estão paradas desde dezembro de 2014. Depois disso, o empreendimento chegou a ser colocado à venda, mas o processo não foi concluído. A reavaliação do projeto começou em 2023, em função da aprovação do retorno da companhia ao segmento de fertilizantes.

Com a decisão de agora, o projeto passa a integrar a carteira em implantação do Plano Estratégico vigente e a Petrobras dará início aos processos de contratação para retomada das obras da UFN3.

As contratações passarão por todas as análises necessárias, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis. A autorização final ainda será submetida à aprovação pelas autoridades competentes da Petrobras, o que permitirá a assinatura dos contratos para retomada das obras.

  1. Presidente da Petrobras e ministra conhecem obra da UFN3 em Três Lagoas

  2. UFN3: demora na retomada pela Petrobras empurra conclusão para 2027

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o setor de fertilizantes tem importância estratégica para a estatal e os investimentos estão sendo retomados com o objetivo de ampliar o mercado de gás e contribuir para a redução da dependência da importação de fertilizantes no Brasil.

“Com o aumento da oferta dos produtos gerados na UFN3 e a sua localização privilegiada, próxima aos principais consumidores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, estamos seguros da importância da unidade para a região e o país”.

William França, diretor de Processos Industriais da Petrobras

Sobre a UFN3

Depois de pronta, a fábrica de fertilizantes de Três Lagoas deve produzir, anualmente, cerca de 1,2 milhão de toneladas de ureia e 70 mil de toneladas de amônia, de acordo com a Petrobras.

A unidade localiza-se próxima aos principais mercados consumidores destes produtos e atenderá majoritariamente os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo.

Além disso, o projeto apresenta modernos equipamentos e tecnologias em produção de fertilizantes, resultando em elevada eficiência da planta.

A amônia é uma matéria-prima para a produção de fertilizantes e petroquímicos, além de outros produtos agropecuários; e a ureia é o fertilizante nitrogenado mais utilizado no Brasil, cuja demanda nacional é estimada em cerca de 7 milhões de toneladas para 2024, sendo integralmente importada atualmente.

O milho é a principal cultura para demanda de ureia fertilizante no Brasil, mas o produto também é utilizado no cultivo de cana-de-açúcar, café, trigo e algodão, entre outros. A ureia também será destinada ao segmento da pecuária, utilizada como complemento alimentar para animais ruminantes.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Vai comprar fogos de artifício? Atenção às regras

As festas de final de ano estão chegando e muitas pessoas gostam de enfeitá-las com…

Putin assina lei que perdoa dívidas de recrutas na guerra contra a Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma lei neste sábado (23) que perdoa as dívidas…

Homem mata esposa na Ladeira Porto Geral, no Centro de SP

Um homem matou a própria esposa na Ladeira Porto Geral, próximo à Rua 25 de…