Pesquisa aponta empate entre Abilio e Lúdio às vésperas da eleição em Cuiabá


Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) aparecem numericamente empatados com 50% dos votos válidos cada um, às vésperas da eleição para Prefeitura de Cuiabá. Os dados são da 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América referente ao 2º turno e divulgada neste sábado (26).

Abilio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) estão numericamente empatados no 2º turno em Cuiabá. (Foto: TV Centro América)

Para compor a segunda pesquisa, foram mil entrevistas domiciliares presenciais realizadas entre essa sexta-feira (25) e este sábado (26) em Cuiabá.

Pesquisa espontânea

No cenário de intenção de voto espontâneo, quando o entrevistado não tem acesso a nenhuma lista com o nome dos candidatos, 26% dos eleitores estavam indecisos de acordo com a pesquisa divulgada no dia 16 de outubro.

Agora, um dia antes das eleições que ocorrem neste domingo (27), o número de indecisos caiu para 22%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, então, estima-se que o percentual de indecisos seja entre 19% e 25%.

Nesse cenário, o candidato Abilio Brunini (PL) tinha 40% das intenções de votos na pesquisa anterior. Agora, tem 39%. Considerando a margem, tem entre 36% e 42%.

Enquanto isso, Lúdio Cabral (PT) aparecia com 31% e, na nova pesquisa, aparece com 36%. Considerando a margem, tem entre 33% e 39%.

Com os dados, os candidatos estão tecnicamente empatados em intenção de votos espontâneos, dentro da margem de erro.

(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest)
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Voto estimulado

No cenário estimulado, quando o entrevistado é informado sobre o nome e partido dos dois candidatos na disputa, Abilio Brunini (PL) aparecia com 44% na pesquisa do dia 16 de outubro.

Agora, o candidato mantém o mesmo percentual (44%). Com a margem de erro de 3 pontos, estima-se que tenha entre 41% e 47%.

Lúdio Cabral (PT) aparecia tecnicamente empatado, com 41%, e agora tem 44%. Com a margem de erro de 3 pontos perrentuais, estima-se que tenha entre 41% e 47%.

Abilio e Lúdio estão numericamente empatados no cenário estimulado.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 2
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Ainda no cenário estimulado, os indecisos eram 4% na pesquisa anterior e se manteve.

O percentual que votaria em branco, nulo ou não pretendem ir votar era de 11% e, agora, caiu para 8%.

Votos válidos

A Pesquisa Quaest também calculou resultados em votos válidos – no modelo Likely Voter – que é como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulga o resultado oficial das eleições.

Em relação aos votos válidos, Abilio e Lúdio estão numericamente empatados, em votos válidos.

Estima-se que os candidatos tenham hoje aproximadamente 50% dos votos válidos. Com a margem de erro, cada um tem entre 47% e 53%.

Para o cálculo, foram consideradas as intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral em Cuiabá.

(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Cidadãos ouvidos na pesquisa

A pesquisa aponta, ainda, o perfil dos eleitores ouvidos na pesquisa, de acordo com o sexo, idade, escolaridade, renda familiar e religião.

Eleitores masculinos e femininos

Na pesquisa estimulada anterior, Abilio Brunini (PL), tinha 51% de eleitorado masculino, número que caiu para 46% na segunda pesquisa.

Já em relação ao público feminino, o candidato possuía 39% do eleitorado na primeira pesquisa e, desta vez, aparece com 42%.

Lúdio Cabral (PT) apareceu, anteriormente, com 36% do eleitorado masculino, número que subiu para 42 nesta segunda etapa da pesquisa. Quanto ao público feminino, ele tinha 45% da intenção dos votos estimulados no dia 16 de outubro, número que continua o mesmo.

O público feminino indeciso caiu de 10% na primeira pesquisa para 8% na segunda. Houve queda também no percentual do eleitorado masculino indeciso, de 12% para 8% entre as duas pesquisas.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 4
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Faixa etária

Em relação à idade, eleitores entre 16 e 34 anos somavam 49% da intenção de votos para Abilio (PL) na primeira pesquisa, número que caiu para 46% nesta segunda pesquisa.

Nessa mesma faixa etária, os possíveis eleitores de Lúdio (PT) somavam 38% anteriormente e, agora, o percentual subiu para 40%.

Adultos entre 35 e 59 anos, somavam 41% da intenção de votos estimulados para Abilio Brunini na primeira pesquisa. Agora, são 46%.

Ainda nessa idade, eram 44% de eleitores de Lúdio Cabral (PT), número que se manteve igual na segunda etapa da pesquisa.

Do público idoso, com mais de 60 anos, 46% pretendiam votar em Abilio como mostra a primeira pesquisa, número que caiu para 35% na segunda.

Ainda em relação aos idosos, 39% deles disseram que votariam em Lúdio na pesquisa anterior, número que subiu para 48% nesta pesquisa.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 5
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Renda salarial

A pesquisa estimulada também ouviu eleitores em relação a suas rendas salariais e intenção de voto nos candidatos. Confira abaixo o gráfico que mostra o resultado:

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 6
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Mudança no voto

Durante a pesquisa, os eleitores também foram questionados sobre uma possível mudança na intenção de votos para o 2º turno em Cuiabá.

Com isso, 83% deles afirmaram que a escolha feita já é definitiva, enquanto 16% pode mudar o voto até o dia da eleição.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 7
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Na estimativa separada para cada candidato, 82% dos eleitores afirmaram que votariam definitivamente em Abilio, na primeira pesquisa, número que subiu para 86% desta vez. Já o número de eleitores que poderiam mudar o voto em Abílio, caiu de 18% para 14% entre as duas pesquisas.

Em relação a Lúdio, a primeira pesquisa mostrou que os votos definitivos totalizavam 81% e subiu para 87% nesta segunda pesquisa. O número de eleitores que poderiam mudar o voto era de 18% e caiu para 12% nesta vez.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 8
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Motivo do voto

Outra pergunta feita aos entrevistados foi sobre a motivação do voto no candidato escolhido. Como mostram os dados, 78% responderam que “é o melhor para a cidade”, enquanto 19% afirmaram ter rejeição no outro candidato.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 9
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Agora, veja abaixo a resposta dos entrevistados em relação diretamente a cada candidato em Cuiabá:

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 10
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Centro América)

Debate da TV Centro América

A Pesquisa Quaest também perguntou aos entrevistados quem se saiu melhor no debate realizado nessa sexta-feira (25), na TV Centro América.

Dos entrevistados, 33% consideraram que Lúdio Cabral (PT) se saiu melhor, enquanto outros 21% preferiram a participação de Abilio Brunini (PL).

43% não souberam responder ou não responderam à pergunta, além de 3% que não tiveram preferência sobre a participação dos candidatos.

PESQUISA QUAEST 2o TURNO CUIABA 11
(Fonte: 2ª Pesquisa Quaest)

A pesquisa

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o protocolo MT-08652/2024. O nível de confiança é de 95%, isso significa que se a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 delas o resultado vai estar dentro da margem de erro.

  1. Das urnas ao resultado: veja o caminho que seu voto percorre até ser apurado

  2. Eleições 2024: Relembre as regras eleitorais para votar no 2º turno

  3. Veja como foi debate com os candidatos à Prefeitura de Cuiabá





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Biden busca esclarecer comentário em que chamaria apoiadores de Trump de “lixo“

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden tentou na terça-feira (30) esclarecer os comentários que…

Entenda a participação de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz na morte de Marielle

Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz enfrentarão o júri popular pelo assassinato de Marielle Franco…

Todo Mundo em Pânico vai ganhar novo filme com parte do elenco original

Uma das franquias cinematográficas mais hilárias dos anos 2000, em breve, estará de volta às…