Irã afirma que Israel usou espaço aéreo iraquiano nos ataques deste sábado (26)

CNN Brasil


“Aviões de guerra israelenses atacaram vários locais militares e de radar iranianos do espaço aéreo iraquiano, a aproximadamente 70 milhas da fronteira do Irã”, disse a missão do Irã nas Nações Unidas, em uma publicação na rede social X, neste sábado (26).

A missão também culpou os EUA pela cumplicidade no ataque de Israel, dizendo: “O espaço aéreo iraquiano está sob ocupação, comando e controle do exército dos EUA”. Os EUA disseram que foram avisados ​​sobre os ataques, mas não estavam diretamente envolvidos na ação.

O clérigo radical xiita iraquiano, Muqtada al-Sadr, que também é político e líder de milícias, pediu neste sábado ao governo iraquiano que “responda rapidamente com medidas diplomáticas e políticas” contra Israel pela suposta violação do espaço aéreo.

Duas fontes de segurança iraquianas não puderam confirmar ou negar à CNN se o espaço aéreo iraquiano foi usado no ataque.

Não houve resposta oficial do Iraque sobre o assunto. A CNN entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores do país para comentar.

Quando perguntado se Israel usou o espaço aéreo iraquiano, as Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram à CNN que “não podem elaborar além do que já foi publicado”. Mais cedo, um porta-voz da FDI disse que dezenas de aeronaves israelenses atacaram o Irã neste sábado de manhã, com ofensivas chegando a cerca de 1.600 quilômetros de Israel. O porta-voz não forneceu mais detalhes.

Autoridades israelenses têm sido discretas sobre a operação e seu impacto, já que tanto elas quanto os líderes em Teerã parecem estar tentando diminuir a tensão.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trump escolhe ex-assessora Brooke Rollins para secretária de Agricultura

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump nomeou a ex-assessora política, Brooke Rollins, como…

Casal é encontrado morto, amarrado e com sinais de violência em SC

Um casal foi encontrado morto na tarde deste sábado (23) em Itajaí, litoral de Santa…

Ataques de Israel em Gaza mataram ao menos 120 pessoas nas últimas 48 horas, diz autoridade

Ataques israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 120 pessoas nas últimas 48 horas…