Corrida eleitoral moderada no Uruguai contraria tendência de acirramento político na região


Os eleitores do Uruguai, país conhecido por suas praias, maconha legalizada e estabilidade, foram às urnas neste domingo (27) em uma disputa eleitoral entre moderados, o que contrasta com a política polarizada de muitos outros países latino-americanos.

A nação de 3,4 milhões de habitantes votou para eleger seu próximo presidente e também os deputados, e os institutos de pesquisa preveem que provavelmente será necessário um segundo turno em novembro. Referendos simultâneos sobre a reforma da previdência e o aumento dos poderes da polícia foram mais acirrados.

Mas, ao contrário das divisões acentuadas entre direita e esquerda na Argentina, no Brasil ou no México, a arena política do Uruguai é relativamente livre de tensões, com uma sobreposição significativa entre as principais coalizões conservadoras e liberais, o que tira um pouco do impacto do resultado.

“Os dois principais campos são mais ou menos os mesmos em termos de política macroeconômica ou a visão do que é o Uruguai e como enfrentar vários desafios econômicos”, disse a economista uruguaia Maria Dolores Benavente.

A votação na pequena nação sul-americana viu o candidato de centro-esquerda da Frente Ampla, Yamandu Orsi, o favorito antes das eleições, enfrentar o candidato conservador que representa a continuidade, Alvaro Delgado. Atrás deles estava o jovem conservador Andrés Ojeda, bastante prolífico nas mídias sociais.

As pesquisas mostram Orsi na liderança, mas indicaram que nenhum candidato presidencial provavelmente obterá mais de 50% dos votos, o que significa que um segundo turno deve ser realizado em 24 de novembro entre os dois primeiros colocados deste domingo.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…

O que falta saber sobre tentativa de rapto de criança em SP

A Polícia Civil de São Paulo segue investigando a tentativa de rapto de uma criança…

Ataque a tiros perto da embaixada de Israel na Jordânia mata 1 pessoa e fere 3

Um atirador morreu e três policiais ficaram feridos após um tiroteio perto da embaixada israelense…