Adriane Lopes é reeleita prefeita de Campo Grande


A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), foi reeleita ao cargo neste domingo (27) de segundo turno. O resultado foi divulgado há pouco pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Adriane Lopes após votar em Campo Grande. (Foto: Giovanna Dauzacker)

A atual chefe do Executivo disputou corrida eleitoral com ex-superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil). O cenário seguiu o mesmo desenhado nas urnas no primeiro turno quando Adriane figurou o topo do pódio com 31,67% votos válidos. A adversária obteve 29,56%, uma diferença de quase 10 mil eleitores.

A dentista Camila Nascimento (Avante) ocupa a cadeira de vice-prefeita. Natural de Goiânia, é ex-diretora (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande) e estreante na política. Foi exonerada em março passado e a ideia inicial era tentar uma vaga na Câmara Municipal, mas acabou compondo chapa majoritária após o deputado federal Luiz Ovando (PP) não conseguir preencher o posto por problema burocráticos.

Currículo

Formada em direito, Adriane foi lançada na política em 2016 como candidata a vice-prefeita junto ao então deputado estadual Marquinhos Trad. A ponte entre os dois foi o marido, deputado estadual Lídio Lopes (Patriota). Naquele ano a dupla venceu segundo turno justamente contra Rose e em 2020 se reelegeu já no primeiro turno.

Mas foi em 2022 que o protagonismo do Executivo foi para a Adriane. Marquinhos renunciou ao cargo para se candidatar ao governo de Mato Grosso do Sul, a deixando como titular. Em 2023, outro passo rumo à reeleição foi dado.

A prefeita migrou do Patriota ao Partido Progressista a convite da senadora Tereza Cristina, vice-presidente nacional da sigla. De lá para cá as duas colocaram em prática plano eleitoral.

A parlamentar trouxe apoio do ex-presidente da República Jair Bolsonaro no segundo turno, assim como do governador Eduardo Riedel (PSDB). Ambos apoiaram Beto Pereira (PSDB) na primeira fase do pleito.

Futuro

Adriane agora tem o desafio dialogar com a Câmara Municipal para construir base aliada. Ao seu lado, até o momento, tem seis vereadores, sendo cinco do PP e um do Avante. Com renovação de mais de 50% no Legislativo, as bancadas estão distribuídas entre mais partidos. O PSDB, que se manteve neutro no 2° turno, é a sigla com mais cadeiras.

Mulher no comando – Em seus 124 anos, Campo Grande teve somente duas mulheres na prefeitura, nenhuma, no entanto, por um mandato inteiro. Em 1983 a vereadora Nelly Bacha ficou a frente da cidade por três meses. A segunda foi a própria Adriane.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Trump escolhe ex-assessora Brooke Rollins para secretária de Agricultura

O presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump nomeou a ex-assessora política, Brooke Rollins, como…

Casal é encontrado morto, amarrado e com sinais de violência em SC

Um casal foi encontrado morto na tarde deste sábado (23) em Itajaí, litoral de Santa…

Ataques de Israel em Gaza mataram ao menos 120 pessoas nas últimas 48 horas, diz autoridade

Ataques israelenses na Faixa de Gaza mataram pelo menos 120 pessoas nas últimas 48 horas…